Connect with us

O que você está procurando?

Busca

(+) Esportes

Os 7 pecados da corrida de montanha

Conheça os erros que mais prejudicam os corredores de trail

Corredor na mata
Foto: Shutterstock
Corredor na mata

Foto: Shutterstock

A corrida de montanha apresenta desafios que não são encontrados encontrados na corrida de rua: obstáculos, falta de iluminação, terrenos desnivelados. Dessa forma, qualquer erro em uma prova de montanha pode custar muito caro. E existem alguns “pecados” que, quando cometidos, podem prejudicar muito o seu desempenho. Confira quais são!

1 – Não estudar a rota

Atleta olhando relógio

Foto: Shutterstock

Não basta apenas observar a distância da prova. Marcelo Sinoca, atleta da The North Face e treinador da Trail Runners Brasil, sugere: “Fazer o planejamento é muito importante, pois existem lugares onde o tempo muda rapidamente, a água é escassa e há trechos mais complicados, que podem exigir mais tempo dos atletas do que eles esperavam. Sempre é preciso checar rotas de fuga em casos de emergência”.

2 – Deixar de fortalecer quadríceps e tornozelos

Para a atleta multicampeã Fernanda Maciel, esse é um dos piores erros que se pode cometer: “O corredor de trail é bem diferente de um corredor de rua. Ele tem que ter os quadríceps bem fortes para proteger os joelhos nas descidas e ajudar a ter força para as subidas. Os tornozelos são fortalecidos com exercícios de propriocepção. Dessa forma, o corredor não sofre torções durante as descidas ou trechos técnicos. O importante é não se lesionar”, explica.

+Veja também: Conheça os equipamentos para a prática de corrida de montanha

3 – Deixar a vaidade falar mais alto

Para as corridas de montanha, não adianta escolher um tênis ou uma calça somente pelo visual.  O que você precisa é das ferramentas certas para completar a prova, ou seja, roupas e calçados que sejam seus aliados, e não um problema a mais.

Rafael Campos comenta sobre o tipo de tênis adequado: “Eles precisam ter cravos, capacidade para escoar água, ser leves e oferecer proteção. Em trechos mais técnicos, com pedras, areia e lama, eles fazem uma tremenda diferença”. Em relação às meias, Fernanda Maciel frisa que elas não podem ter algodão, precisam secar rapidamente e devem ser, preferencialmente, de compressão, para ajudar a circulação.

4 – Errar a hidratação

Corredora em montanha

Foto: Shutterstock

Jamais fique longos intervalos de tempo sem comer ou beber. Por mais que não esteja sentindo fome ou sede, é preciso fornecer combustível ao corpo, ou ficará desidratado e sem energia, perdendo performance e comprometendo seu resultado na prova. “Em provas de trail, podem haver longos trechos sem ponto para pegar água. Por isso, leve uma caramanhola ou uma mochila de hidratação, pois isso pode fazer muita diferença”, diz Rafael.

5 – Não treinar a mente

“Quantos corredores conhecemos que são velozes e fortes, mas na hora da prova não se dão bem porque a cabeça os derruba? Isso é mais comum do que se possa pensar, porque só lembramos de treinar o corpo“, comenta Fernanda. Um dos mantras do atleta Kilian Jornet é a humildade de respeitar a montanha: é ela quem manda. Nesse tipo de terreno, o corredor pode se perder, o tempo pode mudar, um cansaço inesperado pode aparecer pelas dificuldades da rota, mas nada disso pode tirar seu ânimo. Aprenda a lidar bem com as adversidades. Elas são o tempero da aventura.

6 – Escolher provas sem critério

Corredor em trilha

Foto: Shutterstock

Ao montar o calendário anual de corridas, é preciso ser criterioso na seleção das provas, para evitar lesões. “Muita gente escolhe provas levando em consideração apenas a vontade de fazê-las e não o condicionamento físico para o desafio. Isso pode ser um fator decisivo para se terminar ou não uma corrida. Também notamos atletas participando de provas (principalmente longas) seguidamente, sem dar a si mesmos o tempo necessário para se recuperar”, aponta o trail runner Marcelo Sinoca.

7 – Focar somente em treinos de longa distância

Corrida de montanha exige muito mais que ser capaz de percorrer longas distâncias. Coloque na rotina treinos intervalados, treino de força e exercícios de propriocepção e flexibilidade. Isso vai deixar você realmente preparado para encarar os desafios.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Treinos

Cada ajuste é necessário para potencializar os resultados

Nutrição

Truques que mantêm os amantes de doces aliviados nesse dia festivo

Nutrição

Alimento costuma estar em alta principalmente na época de Páscoa

Treinos

O necessário para evitar que o processo de emagrecimento seja perigoso

Treinos

Falhas que resultam em lesões e no afastamento de um sujeito

Nutrição

A consulta com um especialista ajuda na construção de um objetivo

Advertisement

Você também vai gostar

Calendário de provas

A corrida de montanha acontecerá no dia 18 de novembro e é ideal para atletas que desejam um contato maior com a natureza

Blogs

Para correr em trilhas e montanhas é preciso alguns macetes para se dar bem no esporte. Confira quais são a seguir!

Blogs

Quanto mais quilômetros, melhor: essa é a realidade com a qual nos deparamos no trail running, o que leva a uma sucessão de erros...

Produtos

Testamos o lançamento de trail da Adidas e contamos tudo para você. Vem ver!