Connect with us

O que você está procurando?

Ciclismo

Dia da Bicicleta: 9 em cada 10 brasileiros defendem o uso; confira dicas para pedalar

Pesquisa internacional mediu a percepção de cidadãos do Brasil e outros 29 países sobre bicicletas; acompanhe a tendência global e comece a pedalar

Dia da Bicicleta: 9 em cada 10 brasileiros defendem o uso; confira dicas para pedalar
Dia da Bicicleta: 9 em cada 10 brasileiros defendem o uso; confira dicas para pedalar / Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]

9 em cada 10 brasileiros defendem o uso de bicicletas e entendem seus benefícios. É o que mostrou uma pesquisa intitulada “Ciclismo ao Redor do Mundo”, na qual foi analisada a percepção que cidadãos brasileiros e de outras 29 nações têm sobre bicicletas.

De acordo com o levantamento, 91% dos brasileiros defendem que o uso de bicicletas é importante para a redução de emissões de carbono. Nesse quesito, o Brasil aparece empatado na terceira posição com Malásia e México. China e Peru lideram, com 94% de respostas afirmativas. A média geral das nações que participam do estudo é de 86% de concordância.

Os brasileiros também se destacaram na defesa do ciclismo como alternativa para redução do trânsito. Quando questionados, novamente 91% responderam que a modalidade tem papel importante. No ranking mundial, o Peru aparece outra vez no topo com 94% de respondentes que afirmam. Empatado com o Brasil na segunda posição está a China, também com 91% de respostas positivas. Neste recorte os Estados Unidos aparecem em último lugar, com um índice de apenas 62%.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Além do impacto no trânsito e na poluição, os brasileiros entendem que a bicicleta é, possivelmente, o meio de transporte do futuro. O estudo perguntou se os entrevistados concordam ou não com a frase “o ciclismo é uma tendência urbana”, e 78% dos brasileiros responderam que concordam, acima da média das nações pesquisadas (68%).

De um modo geral, 84% dos brasileiros disseram ter opiniões favoráveis sobre bicicletas. A média internacional é de 82%. A pesquisa foi realizada com 20.057 pessoas (das quais, 1.000 brasileiros) em abril de 2022.

4 dicas para quem quer começar a pedalar

Como a maior parte dos brasileiros já sabe, as bicicletas podem revolucionar nossa rotina e bem-estar, impactando inclusive na saúde do planeta. Por isso, é sempre uma boa ideia começar a pedalar com frequência.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Se você não quer ficar de fora dessa tendência, saiba andar de bicicleta corretamente com essas 4 dicas:

  1. Mantenha as costas o mais reto possível: assim é possível conservar as curvaturas fisiológicas e manter o limite recomendável de flexão do corpo sobre o guidão (um ângulo não maior que 90º). Inclinar muito o tórax pode sobrecarregar a lombar e outras partes do corpo.
  2. O movimento dos joelhos deve também ser o mais reto possível: estudos biomecânicos mostraram que uma pedalada ótima é aquela em que as pernas sobem e descem perfeitamente alinhadas, como um pistão. Todo movimento que saia desse padrão leva a uma perda da força transmitida aos pedais, o que pode levar a lesões nos joelhos e no quadril.
  3. Pé no pedal: o ideal é utilizar um calçado específico, de sola rígida, o que ajuda a transmitir melhor as forças. Também é importante colocar corretamente os taquinhos e encaixá-los no pedal – o centro do taquinho deve estar alinhado e centralizado com o osso da “bola do pé”.
  4. Ângulo do selim: levar o selim baixo implica maior atividade muscular e maior desgaste articular dos joelhos. O ângulo do joelho, estando o pé sobre o pedal e a biela alinhada com o tubo do selim, deve ser em torno de 150º, angulação média que otimiza o rendimento e ajuda a prevenir lesões.
Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Mindfulness é fundamental para garantir um bom rendimento na atividade física

Nutrição

Descubra como manter uma dieta equilibrada durante todo o ano, sem abrir mão de ingredientes saborosos

Nutrição

Veja como alguns ingredientes podem desempenhar um papel importante no organismo

Nutrição

Descubra como a especiaria pode auxiliar a realização de exercícios físicos regulares