Connect with us

O que você está procurando?

Condicionamento Físico

Uso de máscara não tem impacto negativo na prática de exercícios

Não tem mais desculpa! 3 estudos evidenciaram que a utilização de máscaras durante a atividade física não causa grande impactos

máscara
Foto: Shutterstock

Três estudos realizados recentemente mostraram que a utilização de máscaras durante a atividade física não gera nenhum prejuízo aos praticantes.

É claro que alguns praticantes podem relatar um certo desconforto, mas é preciso ter em mente que a máscara te ajuda na proteção da Covid-19 e isso é muito mais importante. Também vale ressaltar que é preciso buscar uma máscara que te proporcione mais conforto. Em março, as opções no mercado eram poucas, no entanto, atualmente já há uma grande oferta. Além disso, é uma adaptação que seu corpo precisará fazer na técnica da respiração. Por exemplo, respirando mais devagar, o conforto será maior.

Um dos estudos é dos Estados Unidos. Nele, os pesquisadores analisaram o impacto de diferentes tipos de máscaras: desde as de pano até as cirúrgicas. A sensação de falta de ar pode aumentar com o uso delas, no entanto não há alteração nas medidas fisiológicas. Além disso, os efeitos nos gases sanguíneos são insignificantes, até mesmo quando a atividade é muito intensa ou prolongada.

Ainda na América do Norte, um estudo do Canadá mostrou que a saturação arterial de oxigênio. o índice de oxigenação dos tecidos, a avaliação do esforço percebido e até mesmo a frequência cardíaca não tiveram grandes alterações com o uso da máscara facial. E também não afetou o rendimento esportivo.

Por fim, um estudo de Israel estudou somente o efeito de máscaras cirúrgicas e respiradores N95 durante exercícios esgotantes de curta duração. Os voluntários foram até o esforço máximo sem utilizar o acessório e, posteriormente, com a utilização dele. Assim como anteriormente, não houve mudanças que chamassem a atenção na frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial, saturação de oxigênio. além disso, o tempo até a exaustão foi bem similar.

Por outro lado, o dióxido de carbono expirado teve um aumento significativo em quem estava utilizando máscara. Elas ainda aumentam de acordo com a carga. Então, pessoas que possuem doenças pulmonares precisam estar atentas e passar por um médico antes de praticar os exercícios.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Pesquisadores identificaram que a realização de esportes consegue proteger o organismo de doenças hepáticas

Saúde

Estimativa é de que exercício moderado e diário conseguiria evitar mais de 110 mil mortes por ano nos EUA

Saúde

Pesquisadores indicam que correr e realizar atividades de força podem tratar problemas de saúde mental

Saúde

Universidade australiana analisou 58 pesquisas relacionadas ao tema e percebeu que a atividade também consome gordura corporal