Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Muito mais do que tempero: Ervas também servem como remédio

Além de temperar a comida e servir para fazer um chá, ervas possuem poderes que ajudam no controle do peso e melhoram a saúde

ervas
Foto: Getty Images

Quando se fala em ervas, a primeira coisa que vem à cabeça é que elas ótimas para fazer um chá. No entanto, elas podem ser utilizadas de diversas maneiras e ajudar na dieta e até mesmo na sua saúde. Confira os poderes de algumas delas!

Manjericão
A erva preferida dos italianos também é capaz de reduzir a pressão de um modo parecido ao dos remédios, como mostrou um estudo chinês. Acredita-se que o manjericão possua substâncias capazes de mexer com os níveis de endotelinas, proteínas que contraem os vasos sanguíneos.

Cardamomo

Bastante consumido em países árabes, o cardamomo já provou ser um ótimo “remédio” contra úlceras. Os óleos feitos a partir do extrato da semente protegem o estômago. Não é uma boa coisa para essa erva?

Alecrim

As folhinhas dessa erva são ricas em ferro, mineral que, quando em baixa no organismo, leva à anemia e à fadiga. O tempero contém, ainda, ácido carnósico, que protege o cérebro do ataque de radicais livres.

Orégano 
Tempero de sabor delicioso, o orégano contém agentes antifúngicos superpoderosos, capazes de inibir o crescimento da Candida albicans,  responsável pelo aparecimento da candidíase. E o melhor: mais eficientemente que remédios antifúngicos.

Erva-mate
Essa é uma das ervas que tem efeito diurético e alguns trabalhos sugerem que tenha ação termogênica, ajudando a queimar as energias em estoque.

Os adeptos do chimarrão e do tererê costumam dizer que a bebida ajuda a pensar. Se as pesquisas na área de neurologia da UFSC estiverem no rumo certo, isso pode ser mais que uma sensação. Em ratos, a erva-mate melhorou a memória de curto prazo e a atividade cognitiva. A investigação orientada pelo pesquisador Rui Prediger foi publicada no Journal of Ethnopharmacology.

Além disso, possui uma alta concentração de substâncias antioxidantes. Para completar, estudos já mostraram que o extrato da erva baixou a glicose e o colesterol ruim (LDL) de diabéticos tipo 2 que tomaram 330 mL de mate tostado três vezes por dia durante dois meses

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Tesouro da medicina indiana Ayurveda, a bebida oferece diversos benefícios para a saúde e é muito saborosa. Aprenda a fazê-la!

Nutrição

Acredite, nem só de sal se faz uma receita! Descubra ingredientes maravilhosos para acentuar o sabor da sua refeição mantendo-a mega saudável!