Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Dor na coluna: como se livrar do incômodo na região lombar

A pandemia também te trouxe dor na coluna? Veja o que é preciso ser modificado para ficar distante dos problemas na lombar

Dor na coluna: como se livrar do incômodo na região lombar
Foto: Pixabay

O número de pessoas que sofrem com dores na coluna é enorme e parece ter aumentado ainda mais com a pandemia. Trabalhando de casa, sem ass melhores condições, muitos estão fazendo a região lombar sofrer nos últimos tempos.

Não é à toa que a má postura é uma das principais causas para agravar as dores na coluna. Ficar na mesma posição por muito, ainda mais em posição inadequada, pode sobrecarregar a coluna como um todo e, com o tempo, atingir áreas contínuas.

Outro dos principais fatores que podem ocasionar as dores na coluna está a obesidade. Por contribuir na sobrecarga entre os discos invertebrais da coluna, pode causar lesões como hérnia de disco e artrose articular.

Até mesmo a posição durante o sono pode influenciar. Por isso, é aconselhável dormir de lado, com um travesseiro de altura necessária para preencher o espaço entre o pescoço e o ombro, e com os joelhos flexionados. Deve-se evitar a posição de barriga para baixo, pois ela prejudica a respiração e pressiona a coluna. Além disso, para combater a dor na coluna é bom, na hora de levantar, é bom sempre virar de lado e apoiar-se nos braços, levando as pernas para fora da cama.

As mulheres também devem estar atentas ao uso do salto alto, que modifica o centro de gravidade e contribui para o encurtamento do músculo da panturrilha, fazendo com que o corpo tenha que se adaptar à novas posturas, gerando assim uma compensação muscular.

De acordo com Gabrielle Barbosa, fisioterapeuta, uma das formas mais eficientes de prevenir e eliminar o problema é a prática de exercícios físicos. “Os exercícios fortalecem os músculos da coluna vertebral e protegem as articulações. Também aumentam a sua flexibilidade e irrigação sanguínea das fibras musculares, fazendo com que haja um aumento da capacidade de reparar lesões”, explica.

Antes de começar qualquer exercício ou tratamento, é importante identificar a causa das dores e somente com prescrição médica iniciar as atividades adequadas. “O estilo de vida pode contribuir muito para desencadear a dor na coluna. O paciente deve rever seus hábitos e eliminar hábitos que o prejudicam”, finaliza.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Clima ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e de saúde

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

É o tipo de reclamação que tornou-se comum entre os brasileiros

Treinos

Essa região do corpo é sensível e exige cuidados específicos

Saúde

Exercícios físicos adequados são fundamentais para aliviar o desconforto e evitar a lombalgia

Saúde

A dúvida é recorrente por ser considerada uma causa comum da dor nas costas