Connect with us

O que você está procurando?

(+) Esportes

Saúde Mental: entenda a importância de corpo e mente bem para o esporte

A desistência de Simone Biles de algumas finais olímpicas reforça o quanto os atletas sentiram a saúde mental abalada com o adiamento dos Jogos e com a falta de treinos

saúde mental
Foto: Shutterstock

Após a desistência de Simone Biles de algumas finais olímpicas, veio à tona um assunto muito discutido nesta pandemia: a saúde mental.  A ginasta alegou que precisava seguir seus próprios limites e decidiu cuidar da mente. O que muitos não esperavam era que atletas de grande porte como a norte-americana sofressem com algum distúrbio  emocional. 

A verdade é que situações de estresse, cansaço excessivo e cobranças são comuns à realidade de muitos profissionais. No esporte, a presença de competições, campeonatos e torneios como as Olimpíadas, por exemplo, podem gerar ansiedade nos competidores. 

Segundo uma pesquisa da Employee Solutions, 45% das pessoas consideram deixar o emprego devido ao estresse gerado e mais da metade já tiveram colegas que desistiram do trabalho por conta do estresse emocional e físico.

Se nos ambientes corporativos o cenário já não é dos melhores quando se trata de saúde mental, já que muitas empresas não oferecem esse cuidado ao trabalhador, no mundo esportivo isso fica ainda mais complicado. Recentemente, a tenista Emma Raducanu, de 18 anos, desistiu de seguir no torneio de Wimbledon, após não conseguir lidar com a pressão emocional.

Em eventos como as Olimpíadas, o esportista chega ao seu estresse máximo. Isso porque, exigidos a gerar resultados, ter a melhor performance e impressionar os patrocinadores e País, o competidor fica refém da carga de cobrança para gerir os passos de seu desempenho. 

Desempenho X Isolamento Social

Com o adiamento das Olimpíadas de 2021 devido a pandemia da Covid-19, os rumos dos jogos de Tóquio ficaram incertos. Além de lidar com o cancelamento de um importante evento para a carreira, os participantes  tiveram de ajustar suas formas de treinamento, já que as academias e clubes esportivos foram temporariamente fechados devido ao lockdown. Foi preciso uma junção de forças entre patrocinadores e técnicos, para tentar diminuir o impacto na performance e do condicionamento físico dos atletas. 

Mas é claro que isso ocasionaria uma mudança da saúde mental e física. Conciliar a saúde da mente (incertezas) e a saúde do corpo (treinos) foi uma situação delicada para a maioria dos atletas. Além de Simone Biles, Kelvin Hoefler, medalha de prata no skate street em Tóquio, quase desistiu de participar da olimpíada.

Além disso, equilibrar a falta de treinos e a busca de alternativas para não perder o foco quando os Jogos começaram a se aproximar não foi tarefa das mais fáceis. O medalhista brasileiro,  Fernando Scheffer, teve de treinar algumas vezes em um açude, enquanto outros também improvisaram academias em casa.

A situação ficou tão séria no decorrer da preparação para os Jogos Olímpicos que a preocupação com a saúde mental dos participantes foi pauta da COB (Comitê Olímpico do Brasil), que disponibilizou uma cartilha com dicas de como controlar o estresse e a ansiedade nesses momentos. 

Dessa forma, o alerta para o esporte foi dado: é preciso priorizar o cuidado com a saúde mental dos atletas tanto quanto a saúde física para ter resultados satisfatórios e livres de cobranças externas e internas. 

Fonte: Employee Solutions e Fantástico

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Nutrição

É mais um tópico abordado com intuito de desvendar os mitos

Nutrição

Aprenda a fazer pratos deliciosos para garantir a hipertrofia desde cedo

Saúde

O respeito com esse tempo ajuda na performance