Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Pular corda emagrece? 6 truques para gastar mais calorias

Educador físico revela os segredos da atividade e como potencializar a queima de gordura corporal

pular corda
Pular corda emagrece sim / Foto: Shutterstock

Pular corda pode parecer apenas uma brincadeira de criança, no entanto, por trás do divertimento existem inúmeros benefícios para a saúde, mesmo na fase adulta. Assim como toda atividade física, ela garante uma melhora do condicionamento, o aumento do gasto calórico e a liberação de hormônios da felicidade. Fatores que atuam positivamente no emagrecimento e na qualidade de vida.

“Tem-se um aumento do bem-estar provocado por uma liberação hormonal (de endorfina), alto gasto calórico, melhoria dos níveis de colesterol e glicemia, redução da pressão arterial e etc.”, revela o educador físico Marcus Mattos. Segundo o profissional, pular corda gasta em torno de 400 calorias diárias. Uma ótima notícia para quem quer eliminar aquela barriguinha.

A boa notícia é que, dessa forma, para garantir todos esses benefícios, não precisa nem sair de casa. Basta ter uma corda, um tênis confortável e um pequeno espaço. Mas, para potencializar o processo de emagrecimento e garantir toda segurança necessária, o professor Marcus também separou seis dicas simples para começar a pular corda. Confira:

Pular corda emagrece sim

1 – Não se esqueça do aquecimento

Não tem segredo. Quando o assunto é atividade física, o início ideal é sempre o bom e velho aquecimento. O treinador recomenda que você comece a pular a corda dentro de um ritmo lento. “Isso permite que você aumente gradualmente o fluxo sanguíneo e os batimentos cardíacos”, diz.

2 – Use os punhos e os antebraços para girar a corda e evite a rotação dos ombros

Para isso, a maneira mais fácil é ajustar o comprimento da corda de acordo com a sua altura e envergadura. As mãos precisam ficar na linha da cintura, com pescoço e ombros relaxados.

3 –Na ponta do pé

O ideal, de acordo com Marcus, é dar pulos curtinhos e tocar o chão com as pontas dos pés. Também é necessário sincronizar os movimentos das mãos e das pernas.

4 – Atenção com a respiração

A melhor maneira de identificar se o exercício foi executado de maneira correta, é verificar a forma como se respira. Se você estiver excessivamente ofegante, tente diminuir um pouco o ritmo. Pular corda com naturalidade vai prolongar a duração da atividade e queimar mais calorias.

5 – Faça intervalos

É praticamente impossível pular corda por uma hora, sem parar. O ideal é começar com pequenas séries e aumentar gradativamente o volume. O professor recomenda iniciar com apenas cinco minutos, descansar um pouco e tentar realizar mais 10 minutos. Aumente a duração até que consiga pular 30 minutos seguidos.

6 – O equipamento é fundamental

Uma boa maneira de aumentar a intensidade da atividade é diversificar o tipo de corda. “Comece com uma comum. Depois, quando se sentir familiarizado com o exercício, opte por uma feita de borracha, para que possa saltar em um ritmo mais forte. O último estágio é usar uma corda com pesos”, finaliza Marcus.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Advertisement

Você também vai gostar

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Emagrecimento

Alimentação balanceada com exercícios físicos é a combinação indispensável desse objetivo