Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde

Hormônios que engordam: descubra como seu organismo te sabota

Endocrinologista aponta quais substâncias produzidas pelo corpo podem interferir no ganho de peso

Hormônios que engordam
Foto: Shutterstock

Hormônios que engordam são verdadeiros vilões silenciosos dentro de um planejamento de emagrecimento. O indivíduo acredita que faz tudo certo. Ele pratica atividades físicas regularmente, intercalando a musculação com exercícios aeróbicos. Evita ao máximo o consumo de alimentos industrializados e excessivamente calóricos. Dá preferência para carboidratos de alto índice glicêmico e alimentos ricos em proteínas. No entanto, não consegue evoluir o físico e perder aquelas gordinhas a mais.

Insiste por mais um tempo e logo começa a se questionar: o que tem de errado comigo? Nesses casos, problema pode estar relacionado à produção de hormônios que engordam. O mais recomendado é procurar ajuda de profissionais especializados em treino, dieta e endocrinologia.

De acordo com a Dra. Bruna Marisa, médica especialista em emagrecimento e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), os hormônios são substâncias químicas que controlam inúmeras funções do organismo humano. Ter o eixo de produção hormonal abalado pode desregular vários processos do corpo e gerar prejuízos sérios para a saúde como um todo, inclusive, favorecendo o acúmulo de gordura.

Para facilitar o entendimento sobre os hormônios que engordam, a médica separou uma lista com as principais substâncias responsáveis pelo controle de peso no organismo humano. Confira:

1 – Falta de testosterona

Ao contrário do que alguns podem pensar, a testosterona não é um hormônio exclusivo dos homens. Ela também é produzida pelas mulheres e tem funções importantes.

“A maioria das mulheres usam anticoncepcional, que tem hormônios femininos. O uso desses hormônios interfere totalmente na testosterona. É necessário o acompanhamento médico para dosar essas substâncias e interpretá-las, a ponto de ajudar no controle ideal para o auxílio do processo de emagrecimento”, esclarece a Dra. Bruna Marisa.

2 – Pouca produção de GH

O famoso hormônio do crescimento, geralmente, é produzido durante o sono. Pessoas que não conseguem descansar bem durante a noite podem apresentar deficiências de GH e isso pode atrapalhar o processo de emagrecimento.

“O GH é um hormônio lipolítico e precisamos dele funcionando adequadamente para que tenhamos um melhor funcionamento do metabolismo e da ação de quebra de gordura, que facilita no processo de emagrecimento”, conta a médica.

3 – Problemas na tireoide

A tireoide é uma glândula responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do organismo, inclusive, no metabolismo. E já sabe, metabolismo lento significa pré-disposição para ganho de gordura corporal. “O hipotireoidismo é quando a tireoide produz os hormônios em uma quantidade diminuída. Com certeza isso diminui o metabolismo do corpo e, quando isso acontece, a pessoa vai ter uma dificuldade para emagrecer”, diz a especialista.

4 – Excesso de cortisol

Hormônio produzido durante situações de estresse, o cortisol funciona como um mecanismo de defesa do organismo, para te deixar em estado de alerta em momentos de perigo. No entanto, nem sempre a carga tensional que ele gera no corpo é utilizada. Acumular momentos estressantes e manter o nível de cortisol alto pode ser perigoso para a saúde. Além de aumentar a glicose e favorecer o ganho de gordura corporal.

“O segredo está em saber gerenciar conflitos, saber lidar com os problemas ao invés de ficar remoendo-os. A diferença está em como você vai encarar e reagir aos acontecimentos naturais, para que isso não interfira negativamente na sua saúde – recomenda a Dra. Bruna Marisa.

A melhor maneira de saber se algum desses hormônios sabota os seus objetivos e prejudica sua saúde, é realizar exames periódicos e um bom acompanhamento médico. Caso algo anormal seja identificado, tratamentos e reposições hormonais podem resolver o problema.

Fonte: Saúde em Dia

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai

Nutrição

Veja como algumas simples opções naturais podem promover um bom efeito anabólico no corpo

Treinos

O intuito desse conjunto de dicas é evitar que algumas falhas passam despercebidas

Advertisement

Você também vai gostar

Treinos

Não alimentar mitos é o “primeiro passo” para essa estratégia funcionar

Emagrecimento

Incômodo na articulação atrapalha a realização de atividades físicas regulares e intensas

Emagrecimento

São dicas que também ajudam a ficar em forma na época do verão

Emagrecimento

Médica comenta os deslises cometidos por quem deseja perder peso. Entenda como você pode se auto sabotar