Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Como emagrecer correndo: conheça o treino certo para queimar calorias

Apostar em alta intensidade é a chave do sucesso, mas é preciso consciência para ter longevidade

Emagrecer Correndo
Foto: Shutterstock

Emagrecer correndo é uma busca comum no mundo dos esportes amadores. Pessoas que estão acima do peso – em sua grande maioria – já pensaram em começar a correr para entrar em forma. Aliás, essa é a motivação inicial mais comum entre os apaixonados por corrida de rua, por exemplo. Dificilmente alguém começa a praticar o esporte pensando em competições e desempenho. O primeiro passo é dado, geralmente, em busca de uma melhora geral da saúde.

Porém, com o tempo, algumas pessoas acabam se apaixonando pela corrida e se desenvolvendo no esporte. Isso costuma acontecer após o corredor ver os resultados positivos da prática em sua vida. Por outro lado, quando as pessoas não conseguem êxito em seus objetivos, seja emagrecer ou melhorar a saúde, é normal que desistam da corrida.

Para que isso não aconteça, é fundamental ter metas pequenas e procurar alcançá-las aos poucos. Um erro que muita gente comete é utilizar toda a empolgação inicial para correr o máximo que puder. Buscar grandes distâncias ou ficar horas na esteira, dando o seu máximo. Para alguns isso pode até funcionar, mas a forma mais eficaz de emagrecer correndo é outra.

Correr por longos períodos, sem ter o preparo e conhecimento suficientes para isso, pode gerar lesões. Além de não ser uma atitude sustentável por grandes períodos. Afinal, dificilmente um iniciante vai conseguir correr grandes distâncias todos os dias. O mais certo a se fazer é apostar em treinos intervalados de alta intensidade. Aqueles que mesclam esforço máximo com ritmo cadenciado.

É o que explica o educador físico Tiago Talarico. Segundo ele, treinos de alta intensidade promovem também a liberação de substâncias e hormônios que auxiliam o organismo a emagrecer correndo. “Podemos citar, por exemplo, o HIIT (intervalado de alta intensidade). O princípio é simples: você alterna estímulos de esforço máximo com estímulos de esforço leve. Uma boa opção é fazer tiros de 30s e, em seguida, um trote ou caminhada de 1 min”, conta.

Apesar de possuírem uma duração menor, os treinos de HIIT também devem ser observados de perto por um profissional. Como a intensidade é alta, a exigência perante os músculos também é maior e isso pode ocasionar incômodos e até mesmo lesões mais sérias. “Os treinos devem ser bem distribuídos, já que não é recomendado levar os músculos a um excesso de esforço, o que pode gerar o overtraining”, diz o treinador.

Portanto, o ideal é respeitar os seus limites e realizar treinos intensos, na medida do possível. Outro ponto fundamental, é não realizar HIIT todos os dias. A recomendação é intercalar treinos de maior intensidade, com treinos mais leves. Dessa forma, você vai conseguir emagrecer correndo e manter a saúde articular em dia.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Trio que ajuda a sustentar a prática do exercício do prazer

Treinos

O conceito de “passo a passo” ajuda na construção de uma vida física ativa

Treinos

Esse aparelho desperta curiosidade de quem mantém vida física ativa

Treinos

Outra opção para evitar aquela “velha” desculpa da “falta de tempo”

Ganhar massa muscular

O princípio básico para evitar esse problema é o meio termo

Treinos

Outro motivo para mulherada aderir ao esporte no dia a dia

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecimento

Alimentação balanceada com exercícios físicos é a combinação indispensável desse objetivo

Nutrição

Alimentos naturais podem oferecer diversos benefícios que contribuem diretamente para a hipertrofia

Emagrecimento

Essa “tarefa” não é árdua como a maioria pensa

Nutrição

Além do aspecto nutricional, é necessário se exercitar e hidratar bem para conquista dessa meta