A marmita fit é uma das principais aliadas da sua dieta. Afinal, ao comer em restaurantes, fica mais difícil controlar a ingestão de calorias e nutrientes da refeição. Por mais que você tenha uma pequena noção daquilo que está consumindo, alguns fatores como quantidade e modo de preparo podem sabotar os seus objetivos nutricionais.
Além disso, é fato que levar uma marmita para o trabalho, por exemplo, é muito mais econômico do que pedir um delivery ou comer fora. “Manter uma boa alimentação na fase adulta é muito difícil. Nosso gasto energético está cada dia menor, por causas das facilidades tecnológicas. Com isso, se mantivermos maus hábitos alimentares, existem grandes chances de desenvolvermos doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade”, revela Márcia Xavier, nutricionista e professora do curso de nutrição da Faculdade Santa Marcelina.
Dessa maneira, a especialista separou uma lista com os tipos de alimentos que devem compor uma boa marmita fit. Confira:
- Cereais: principal fonte de energia da marmita. Exemplos: arroz (branco ou integral) e macarrão (ao molho ou alho e óleo).
- Leguminosas: oferecem proteína vegetal. Exemplos: feijão (carioca, preto, corda, entre outros), lentilha, ervilha ou grão de bico.
- Proteína animal: principal fonte de proteína da marmita fit. Exemplos: carne vermelha (carne cozida, carne moída), frango (cozido, assado, ao molho) ou peixes (cozido ou ao molho).
- Verduras: possuem boas quantidades de vitaminas e mineiras. Exemplos: alface, tomate, repolho, acelga, rúcula, cenoura e beterraba ralada. Devem ficar em um pote separado da marmita.
- Legumes: outra opção que oferece vitaminas e mineiras. Exemplos: batata, cenoura, brócolis, vagem, todos eles cozidos ou até mesmo assados.
- Frutas: afinal, uma boa marmita fit também tem sobremesa. Exemplos: banana, maça, laranja, pera, goiaba, abacaxi, manga, mamão, entre outras.
Mas, para facilitar ainda mais a sua vida, Márcia montou cinco cardápios completos para montar uma boa marmita fit todos os dias da semana. Confira:
Marmita 1
- Arroz branco;
- Feijão carioca;
- Isca de carne acebolada;
- Escarola refogada;
- Alface com tomate e cebola;
- Banana.
Marmita 2
- Arroz integral;
- Feijão carioca;
- Cação ao molho de tomate;
- Purê de batata;
- Salada de rúcula com tomate cereja;
- Manga em cubos.
Marmita 3
- Arroz branco;
- Feijão preto;
- pernil ao molho vinagrete;
- cenoura e vagem sauté;
- Repolho com beterraba ralada;
- Laranja pera.
Marmita 4
- Arroz integral;
- Frango cozido;
- Abobrinha refogada;
- Salada de Grão de bico;
- E salada de escarola;
- Maça.
Marmita 5
- Arroz branco;
- Feijão carioca;
- Carne cozida com batata e cenoura;
- Polenta ao molho sugo;
- Salada de repolho com tomate e cebola;
- Caqui.