Connect with us

O que você está procurando?

Ganhar massa muscular

Como ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo e sem sofrer

Especialista explica como fazer uma dieta de recomposição corporal de maneira simples e prática, com resultado em poucos meses

Recomposição corporal: como ganhar massa e perder gordura ao mesmo tempo
Recomposição corporal: como ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo / Foto: Shutterstock

Se você deseja entrar em forma, a dieta de recomposição corporal pode ser uma boa alternativa. Ela é bastante procurada por quem deseja ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo, algo não tão fácil de ser conquistado. 

O treinador e assessor esportivo Leandro Twin destaca um método eficiente que pode te ajudar a realizar a dieta de recomposição corporal com sucesso, atingindo seus objetivos em até 4 ou 5 meses.

Como fazer a dieta de recomposição corporal

Twin reforça, no entanto, que a dieta pode não funcionar com todos. “Indivíduos que estão em níveis intermediários ou avançados dificilmente irão conseguir fazer uma recomposição corporal constante e de longo prazo”, explica.

Para as pessoas nessa situação, o treinador recomenda separar o processo em duas etapas: de bulking (quando a quantidade de calorias ingeridas é maior do que a gasta pelo organismo) e cutting (quando se consome menos calorias do que o organismo gasta no dia). 

Mas, isso não é obrigatório. “Você não precisa dividir necessariamente em bulking e cutting, você pode começar uma dieta com mais calorias e vir diminuindo para que essa troca venha acontecendo de uma maneira menos setorizada”, complementa.

Twin dá um exemplo prático: “Podemos começar uma dieta com 2g/kg de proteína, 4g/kg de carboidrato e 1g/kg de gordura. É uma quantidade que para a maioria das pessoas beira o superávit calórico. Se a cada semana nós retirarmos 0,2g/kg de carboidrato sem mexer nas proteínas e gorduras, ao longo de 20 semanas estaríamos com o carboidrato zerado”.

Ele explica que, dessa maneira, no primeiro mês teríamos um ganho de massa muscular e uma estabilização da gordura corporal. No segundo e terceiro mês, teríamos um momento mais focado na perda de gordura corporal, mas de forma ainda não muito acelerada. E no último mês, seria algo bem apertado, gerando uma grande perda de gordura corporal.

“Você não precisa seguir as 20 semanas, você pode parar antes caso o percentual de gordura já esteja adequado ou também se as calorias estiverem muito baixas a ponto de ficar insustentável. Normalmente, as pessoas vão finalizar dessa maneira entre 16 e 18 semanas. No final dos 4 ou 5 meses nós temos uma recomposição corporal muito bacana”, finaliza.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Corrida

Respeitar o limite é um bom começo para prática segura

Treinos

Vale a pena lembrar de outros cuidados com a saúde como alimentação e descanso

Treinos

São dez dicas para atingir resultados em longo prazo

Nutrição

Série de exercícios com alimentação correta é a estratégia dessa proposta

Treinos

Basta encontrar algo que se identifique para sentir os efeitos positivos

Ganhar massa muscular

Ainda assim, não deixe de consultar um especialista para essa meta

Advertisement

Você também vai gostar

Corrida

Respeitar o limite é um bom começo para prática segura

Treinos

Vale a pena lembrar de outros cuidados com a saúde como alimentação e descanso

Treinos

São dez dicas para atingir resultados em longo prazo

Nutrição

Série de exercícios com alimentação correta é a estratégia dessa proposta