Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Seu apetite aumentou? Saiba como evitar o ganho de peso no inverno

Especialistas explicam como burlar o ganho de peso na estação mais calórica do ano. Confira alimentos que podem ser substituídos

Seu apetite aumentou? Saiba como evitar o ganho de peso no inverno
Seu apetite aumentou? Saiba como evitar o ganho de peso no inverno / Foto: Shutterstock

Você reparou um aumento no seu apetite com a chegada do frio? Faltando uma semana para a chegada do inverno, isso é completamente natural, já que nessa estação nosso corpo gasta mais energia para manter a temperatura certa, o que demanda mais calorias. Com isso, o grande perigo desta época do ano é o ganho de peso. 

Duas especialistas revelam como evitar esses quilinhos a mais e ainda indicam substituições na dieta, a fim de diminuir as calorias e aumentar a imunidade.

Temos mais chances de engordar no frio?

A resposta é sim. O outono e o inverno são estações muito propícias para o ganho de peso, já que nosso consumo de calorias aumenta, enquanto a atividade física e a ingestão de água diminuem. 

“Muita gente nem repara que consome menos água no frio, e isso, mesmo que pareça inofensivo, pode contribuir para desidratação, que também costuma aumentar a fome”, conta a Dra. Thais Mussi, endocrinologista e metabologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

A profissional destaca que diminuir a atividade física também pode ser bastante prejudicial, já que a mistura de comer mais e fazer menos atividades pode resultar no ganho de peso, interferindo na saúde.

 A médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento, ressalta os possíveis danos causados à saúde nesta época do ano. “Não engordar é essencial para manter o bom controle da pressão arterial que pode subir nos dias frios, além de evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras e colesterol, que podem sobrecarregar as funções vitais, aumentando assim o risco de infarto e até AVC”, alerta.

Substituições que evitam o ganho de peso e aumentam a imunidade

A Dra. Ana Luisa enfatiza como a alimentação pode impactar positivamente no inverno. Isso porque, ao fazer as substituições certas, é possível evitar o ganho de peso e ainda aumentar a imunidade – um grande diferencial nos dias frios.

De acordo com a nutróloga, diferente do que muita gente pensa, os nutrientes que ajudam na imunidade não são os carboidratos e as gorduras. “As frutas, legumes e verduras, se consumidas nos dias frios, ajudam a manter a imunidade em alta – algo bem importante no inverno, em que está aberta a temporada de infecções virais”, afirma.

Para quem não consegue ficar sem as refeições quentes no frio, a médica ensina truques que ajudam a continuar a dieta sem sentir necessidade de consumir alimentos mais gordurosos. 

“Usar o creme de couve flor, por exemplo, é ótimo para substituir o creme de leite para engrossar cremes e sopas. Além de ser rico em vitaminas C e B, potássio, cálcio e fósforo, [o creme] possui baixa caloria e contém antioxidantes importantes para o corpo. Pode ser a solução para manter o consumo de comidas quentes e aconchegantes, mas com poucas calorias e muitos nutrientes” ensina.

Ainda nas sopas, a profissional afirma que alguns legumes como brócolis podem entrar na panela sem medo, já que possui poucas calorias (100 gramas contém aproximadamente 36 kcal). Ele é rico em minerais, como cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio, e é composto por diversas vitaminas, como A, C, B1, B2, B6, K e fibra alimentar.

“Pode ser consumido no vapor ou cozido em caldos e sopas. Já a cenoura substitui muito bem a batata nos purês e é rica em carotenoides, antioxidantes e fibras que ajudam na dieta e ainda previne doenças”, orienta.

Outra dica da médica nutróloga é o pimentão amarelo. Rico em vitamina C, ele é um ótimo expectorante de ação bactericida, além de ser rico em licopeno. “É uma boa combinação com peixes cozidos e saladas quentes”, revela Ana Luísa.

Para temperar, a médica ensina que a cebola é a opção ideal por ser rica em enxofre e vitaminas C e A. “É também um potente expectorante e ajuda a combater secreções do trato respiratório, que são tão comuns no inverno”, finaliza.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, possui incríveis benefícios para a saúde física e mental. Nutróloga ensina maneiras de consumir

Fisiculturismo

Processo é muito mais seguro e pode sim gerar grandes resultados

Sem categoria

Entenda o impacto dos bons hábitos alimentares e da dieta balanceada no funcionamento do corpo

Fitness

Feriado costuma ser o "vilão" da dieta, mas provamos que não é bem assim