O Athletico Paranaense, time treinado por Luiz Felipe Scolari, o Felipão, visitou o Flamengo na noite de ontem (27) no Maracanã (RJ), pelas quartas de final da Copa do Brasil 2022. E conseguiu sair com um heroico empate de 0 x 0, após resistir às 22 finalizações do adversário. Teve direito a bola na trave, gol perdido, milagre do goleiro e bola salva quase na linha do gol pelo zagueiro.
A volta será na Arena da Baixada, casa do Athletico, em Curitiba, no dia 17 de agosto. O time de Felipão precisa de uma simples vitória por um gol de diferença para seguir na Copa do Brasil. Em caso de empate, o confronto será decidido nos pênaltis.
Toda essa emoção, muito bem representada no jargão futebolístico “saber sofrer” é uma das características das equipes treinadas por Felipão, desde o início da sua carreira à beira do campo. Apesar de não agradar a todo mundo, foi dessa maneira que o técnico conseguiu se tornar um dos mais vitoriosos da história do futebol brasileiro. Tendo, inclusive, conquistado quatro títulos da Copa do Brasil. Confira:
1991 – Criciúma
Primeiro time brasileiro a ser comandado pelo gaúcho Felipão, o Criciúma conseguiu conquistar um dos principais títulos da sua história “sabendo sofrer”. Descreditado desde o início da campanha, o time chegou na final vendo o seu rival, Grêmio, como o grande favorito para a vitória. No entanto, com dois empates e um gol fora de casa, o time de Santa Catarina sagrou-se campeão daquele ano.
1994 – Grêmio
Após o sucesso no Criciúma, Felipão começou a chamar a atenção de clubes com maior poder de investimento no Brasil. Ao chegar no Grêmio, entre vários títulos, ele também foi campeão da Copa do Brasi, após superar o Ceará na final, com um empate de 0 x 0 e uma vitória simples por 1 x 0.
1998 – Palmeiras
Felipão também foi um dos ícones da famosa “Era Parmalat” no Palmeiras. Vencedor de grandes títulos, um deles foi a Copa do Brasil. Mesmo com um time recheado de bons jogadores e uma campanha, até certo ponto, tranquila, na final sobrou emoção. E foi com um gol praticamente sem ângulo, no finalzinho do último jogo da final, que o Palmeiras superou o Cruzeiro. Derrota de 1 x 0 no primeiro jogo e vitória de 2 x 0 no segundo.
2012 – Palmeiras
Se em 98 o Palmeiras de Felipão era um dos grandes favoritos ao título em todos campeonatos que participava, 14 anos depois a história era totalmente diferente. Após rodar o mundo como treinador, Scolari retornou para a equipe alviverde e, mesmo sem o investimento de outros anos, ele não passou em branco. Com uma vitória e um empate, ele conquistou seu quarto título da Copa do Brasil, após superar o Coritiba.
Em 2022, com mais de 30 anos de carreira, Felipão busca não apenas o seu quinto título da Copa do Brasil, como segue vivo no Campeonato Brasileiro e na Libertadores. Aos 73 anos de idade, o técnico que “sabe sofrer” continua dando trabalho para os adversários.