Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Dieta mediterrânea é premiada como a melhor do ano; veja como fazer

Estratégia alimentar, além de saudável, costuma agradar diversos paladares

Dieta mediterrânea
Dieta mediterrânea - Shutterstock

Está na dúvida do padrão de dieta para 2023? A dieta mediterrânea pode ser a sua solução. Quem aponta é o US News & World Report 2023, dos Estados Unidos, que a elegeu de maneira consecutiva como o programa alimentar mais saudável que existe.

Processo de escolha e detalhes da dieta mediterrânea

Médicos, nutricionistas e demais especialistas se reúnem para divulgarem essa classificação anualmente. Ambos os profissionais são especialistas em doenças que demandam mudanças, por exemplo: obesidade e diabetes tipo 2. A nota da dieta mediterrânea foi de 4,6 no total de cinco pontos. Outro valor foi de 4,2 para perda de peso.

É o tipo de regime alimentar, que tornou-se popular na década de 1990. O motivo foi logo após a publicação de estudos com comprovações sobre os seus efeitos benéficos à saúde. Exemplos: a menor taxa de obesidade, doenças do coração e diabetes tipo 2.

“Ela tem como base os alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras e gorduras boas – azeite e oleaginosas, por exemplo. Além do consumo adequado de proteínas como leite, queijos e frutos do mar”, diz a nutricionista Tatiana Amalfi.

Mais explicações

Tatiana justifica que a dieta mediterrânea seja seguida adequadamente e que produtos industrializados e embutidos devem ser excluídos do dia a dia. Escolha que não é capaz de deixar o cardápio sem sabor. Basta fazer a substituição por alimentos semelhantes. Exemplo: o chocolate após o almoço pode ser substituído por uma fruta, e a pizza do fim de semana pode ser trocada pelo prato de salmão grelhado com azeite e batatas.

“Quando evitamos os industrializados, como a lasanha ou nuggets congelados prontos, macarrão instantâneo, biscoitos recheados e refrigerantes, automaticamente ganhamos em saúde, pois estamos eliminando não só calorias, mas gorduras em excesso”, pontua Tatiana.

Detalhe

Lembre-se de que dieta mediterrânea não é o processo baseado no milagre. Afinal ela representa muito mais como um estilo de vida. O correto é sempre procurar um especialista para verificar a necessidade antes de implantar esse regime na vida do paciente.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Clima ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e de saúde

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Clima ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e de saúde

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo