Há quem gosta de manter-se em movimento de forma elegante independente do esporte preferido, não é mesmo? Acontece que alguns materiais geram questionamentos da maioria, por exemplo: top esportivo interfere no rendimento?
Veja se o top esportivo interfere no rendimento
O estudo disponível no Medicine & Science in Sports & Exercise analisou a relação entre a pressão da faixa inferior do top esportivo com a função respiratória em meio ao exercício. Sendo assim, foram selecionadas nove corredoras com função pulmonar normal e que correram em três condições do top: frouxo, ajustado e apertado.
Os resultados apontaram que houve resultados negativos no estado apertado e a comparação do trabalho de respiração e a ventilação por minuto a condição frouxa nos exercícios de alta intensidade.
Vale lembrar que cresceu o consumo de oxigênio na condição apertada tanto nas corridas leves quanto nas constantes. Portanto, os autores definiram que a pressão na faixa do top esportivo afeta negativamente a mecânica da respiração e a excelência da corrida.
A palavra do especialista
“O estudo recomenda que as mulheres usem tops esportivos mais soltos. Sugere que muitas vezes elas provam o top no repouso, que fica confortável no repouso. Mas só que ao fazer o exercício mais intenso passa a se tornar apertado. Então, considerar usar tops mais frouxos vai impactar positivamente na performance dessas atletas”, concluiu o ortopedista do Hospital São Marcelino Champagnat Dr. Antônio Krieger em entrevista exclusiva para o Sport Life.