Esporte dinâmico, que trabalha a agilidade, força e estratégia, ou seja, o tênis é mais uma modalidade esportiva com foco no equilíbrio. Dessa forma, o endoscopista e franqueado da Fast Tennis Dr. Paolo Sciavicco vai apontar os quatro impactos do tênis para saúde.
Confira os quatro impactos do tênis para saúde
Saúde cardiovascular
“A prática regular fortalece o sistema circulatório e auxilia na prevenção de doenças vasculares, graças ao aumento da circulação sanguínea e fortalecimento muscular proporcionado pelo jogo”, disse o médico.
Desenvolvimento da coordenação motora
“A maioria dos movimentos requer precisão e controle, por isso a coordenação motora é beneficiada. Dessa forma, as vantagens dessa melhoria são visíveis tanto em quadra quanto no cotidiano já que se estendem ao dia a dia dos praticantes. Nos idosos, o resultado gerado é de resposta muscular similar à de jovens, além de aumentar a expectativa de vida ”, destacou.
Musculatura fortalecida
O tênis trabalha simultaneamente em diversos grupos musculares. “Pernas e panturrilhas são fortalecidas principalmente pela execução de mudanças rápidas de direção. Já os dos braços e ombros são trabalhados durante os golpes. Esse fortalecimento contribui para um corpo com maior resistência física e, consequentemente, mais tonificado”, garantiu.
Condicionamento físico
A prática regular incide tanto na queima de calorias quanto no controle do peso corporal. “O tênis melhora a aptidão física, melhorando a resistência e a capacidade aeróbica. Dessa forma, aliado a uma dieta balanceada, o tênis é benéfico para o controle do peso, já que possui alto gasto calórico”, encerrou o Dr. Paolo Sciavicco.