Praticar esportes é uma ótima forma de manter o corpo e a mente saudáveis, mas todo atleta amador sabe que algumas lesões podem acabar atrapalhando a rotina. Por isso, é importante adotar cuidados simples que ajudam a reduzir riscos e garantir mais segurança durante os treinos e competições.
Nesse sentido veja as quatro dicas para reduzir risco de lesões em atletas amadores com o médico do Núcleo de Medicina do Exercício e do Esporte do Sírio-Libanês Dr. Paulo Zogaib.
As quatro dicas para reduzir risco de lesões em atletas amadores
Aquecimento
Inicie cada sessão de corrida com um aquecimento que inclua exercícios de alongamento e fortalecimento muscular. Isso prepara o corpo para o esforço físico e ajuda a prevenir lesões.
Equipamento adequado
Invista em tênis de corrida de boa qualidade, adequado para seu tipo de pisada e terreno de corrida. Calçados apropriados proporcionam o suporte necessário e reduzem o impacto nas articulações.
Hidratação e nutrição
Mantenha-se hidratado e siga uma dieta balanceada para garantir energia e recuperação muscular adequada. A nutrição adequada é fundamental para o desempenho e a recuperação.
Planejamento
Evite sobrecarga ajustando a intensidade e o volume dos treinos progressivamente e alterne entre diferentes tipos de treino com longas distâncias, sprints, intervalos. O planejamento adequado ajuda a prevenir a fadiga muscular e o stress excessivo.
Acréscimo
A medicina esportiva não se limita apenas ao tratamento de lesões, ou seja, envolve a prevenção de problemas de saúde e a melhora no desempenho dos atletas. Profissionais de saúde oferecem acompanhamento personalizado e monitoramento contínuo, que asseguram que os esportistas estejam em condições ideais.
“A empolgação que surge com as Olimpíadas é uma excelente motivação para iniciar a prática de atividades físicas, mas é fundamental que isso seja feito de maneira segura e gradual. Muitos se lançam nos exercícios sem um planejamento adequado, o que aumenta significativamente o risco de lesões”, concluiu o Dr. Paulo Zogaib.
