A popularidade dos lanches proteicos está em alta e não é à toa. Com a correria do dia a dia, encontrar opções rápidas para manter alimentação leve pode ser desafiador. Dessa forma, o Sport Life vai compartilhar os seis motivos para incluir lanche proteico na rotina alimentar com a ajuda da nutricionista da Linea Alimentos, Elaine Moreira.
O sexteto de motivos para incluir lanche proteico na rotina alimentar
Aliados no controle de peso
Lanches ricos em proteínas são conhecidos por ajudar a prolongar a sensação de saciedade. Isso pode ser útil para reduzir o apetite e controlar a fome entre as refeições principais, facilitando a adesão a uma dieta mais equilibrada e até com menos calorias.
Manutenção da massa muscular
A ingestão regular de proteínas é fundamental para a construção e manutenção dos músculos. Lanches proteicos oferecem uma fonte conveniente de aminoácidos, essenciais para a reparação e crescimento muscular, e, especialmente, para quem pratica exercícios físicos.
Praticidade
Na rotina corrida, praticidade é tudo. Chocolate proteico, iogurtes e barrinhas são exemplos de lanches proteicos fáceis de levar e consumir a qualquer hora e em qualquer lugar, sem comprometer a nutrição.
Ajuda na estabilização dos níveis de açúcar no sangue
Evita picos e quedas bruscas que podem ocorrer após consumir alimentos ricos em carboidratos simples. As proteínas são moléculas complexas e quando consumidas junto com carboidratos atrasam a digestão, mantendo a glicemia mais estável.
Fonte de nutrientes diversos
Muitos snack proteicos são enriquecidos com fibras, vitaminas e minerais, proporcionando um mix nutricional que vai além da proteína, ajudando a manter uma dieta variada e equilibrada.
Alternativa saborosa para sobremesas
Os lanches proteicos também podem servir como sobremesas saudáveis e saborosas. Com opções tão gostosas que parecem doces, você pode matar a vontade de forma nutritiva, promover a ingestão de proteínas e ainda evitar picos de açúcar no sangue.