Connect with us

O que você está procurando?

(+) Esportes

Mountain Bike: 5 dicas para encarar descidas

Bom equipamento, preparação e concentração: saiba como passar pelos trechos desafiadores com mais facilidade em mountain bike

Mountain bike é sem dúvidas umas das modalidades mais desafiadoras e complexas do ciclismo. Técnica de pilotagem, conhecimento apropriado do equipamento e, claro, muito treino, são essenciais para o ciclista que deseja participar desse tipo de prova. Além de exigir concentração e muita agilidade, as corridas de montanha apresentam trechos de alta dificuldade, que podem comprometer a segurança do piloto, principalmente se este for inexperiente.

Como encarar descidas na montanha

Foto: Shutterstock

As temidas descidas, também chamadas de downhill (parte mais radical ou extrema do mountain bike), podem apresentar riscos, dependendo da habilidade e técnica do ciclista. De acordo com Ronaldo Huhm, staff técnico da Shimano, empresa especializada em peças para ciclismo e pesca, os choques em obstáculos naturais como raízes, troncos e árvores são os acidentes mais comuns, já que a alta velocidade muitas vazes não permite que o piloto desvie a tempo.

A boa notícia é que com muito treino e persistência, as descidas podem sim ser encaradas com mais facilidade e algumas técnicas e truques simples também podem facilitar a passagem pelo trecho. Confira as dicas da Sport Life para encarar descidas na montanha:

Como encarar descidas na montanha

Foto: Shutterstock

1. Prepare-se

Tente conhecer ao máximo o percurso da prova e treine muito! A prática é essencial para que o ciclista se sinta mais confiante e ganhe cada vez mais experiência. Se é iniciante na modalidade, é recomendável não participar de eventos com trechos de grande dificuldade e sempre respeitar seus próprios limites.

2. Tenha um bom equipamento

Pneus, freios e suspensões bem ajustados são essenciais para que o ciclista realize a prova em segurança. A bike deve ser apropriada e regulada ao tipo de prova, assim como os equipamentos de segurança, que devem ser testados antes do evento. Capacete, óculos para ciclismo e luvas são itens obrigatórios. Os freios merecem atenção especial, já que devem ser utilizados em conjunto durante a descida. Uma câmara de ar reserva também é importante.

3. Previna-se

Sempre leve com você uma garrafa de água para manter-se hidratado, celular e dinheiro em caso de imprevistos. “O melhor é que o ciclista pedale com amigos, nunca sozinho. Caso sofra algum acidente, deve chamar ajuda pelo celular”, alerta Ronaldo.

4. Concentre-se

Perder o foco durante uma descida, embora seja comum, pode trazer sérias consequências. Olhe sempre para frente, pois quanto maior a velocidade da bike, mais ágil deve ser o olhar do piloto. Os obstáculos devem ser notados com antecedência para que se possa desviar.

5. Aprimore-se

Já consegue “zerar” uma descida? Então é hora de praticar ainda mais, aumentando os níveis de dificuldade progressivamente e sempre tentando melhorar o tempo.

 

VEJA TAMBÉM:

15 ideias de presentes fitness para mulheres

Como a natação pode ajudar na corrida

Vídeo mostra a evolução da moda fitness em 100 anos

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Outra tese que mostra que é possível ter energia de forma leve

Nutrição

Clima ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e de saúde

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Nutrição

É mais um tópico abordado com intuito de desvendar os mitos

Nutrição

Aprenda a fazer pratos deliciosos para garantir a hipertrofia desde cedo

Saúde

O respeito com esse tempo ajuda na performance