A corrida é considerada uma das atividades de maior gasto calórico e a grande aliada de quem quer perder peso e se tornar saudável em pouco tempo. Começar a correr parece difícil, mas não é. Os especialistas garantem: todo mundo consegue praticá-la, sem segredos. O profissional de educação física da rede de academias Just Fit, Carlos Eduardo de Moraes, acredita que os treinos para começar a acelerar o passo são mais simples do que muita gente imagina. Ele também defende que em pouco menos de 45 dias já é possível completar uma prova de 10 km.
Para conseguir o êxito nos objetivos desse esporte, o profissional deu 5 dicas essenciais:
Se condicione
O primeiro passo é criar e manter uma sequência de estímulos diferentes para melhorar o condicionamento físico. Para isso, os treinos precisam ser intervalados entre subidas e corridas mais longas e mais curtas.
Use a esteira
O melhor aparelho antes de encarar a rua é a esteira. Muito por aliviar o impacto e ser a maneira mais fácil de conseguir aumentar a frequência de treinos, que devem ser feitos, no mínimo, 4 vezes na semana.
Fortaleça o corpo
Os treinos de fortalecimento também são extremamente importantes para evitar lesões. A ideia é ter mais repetições com 4 séries de 12 em aparelhos como a cadeira extensora e flexora, leg press, extensão para fortalecer as pernas, e a flexão de quadril e agachamentos, para fortalecer a musculatura dos joelhos.
Ultrapasse suas marcas regularmente
Contabilize o treino todo com um cronômetro e marque o tempo versus os km percorridos. Tente sempre se superar, nem que seja poucos minutos ao dia, mas, respeite os limites do seu corpo. Lembre-se que: quando fadigar, é hora de parar.
Alimente-se bem
Enriqueça a dieta utilizando boas fontes de ferro, como carne vermelha, feijão, folhas verdes escuras e lentilha, e com os carboidratos corretos para fornecerem energia para os treinos, como arroz, macarrão e pães integrais, aveia, milho e quinoa. Aposte ainda em gorduras boas, como azeite, nozes e sementes oleaginosas.
Veja também