Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Hábitos posturais que prejudicam a sua coluna e como corrigi-los

Estes costumes podem ser a causa das dores e até mesmo problemas mais sérios nas suas costas! Confira quais são eles e as formas de cuidar da postura

A foto mostra uma mulher inclinada para a frente com dor na coluna e o ícone de uma mão apontando para outra foto da moça, mas, dessa vez, com a coluna ereta e sorrindo. A imagem ilustra o tema do post sobre hábitos posturais que prejudicam a coluna
Foto: Shutterstock.com

Problemas na coluna tais como lombalgia, hérnia e escoliose, geralmente, são resultados de posições erradas em atividades cotidianas e também de alguns hábitos posturais que prejudicam a coluna, mas são adotados ao longo da vida. A fisioterapeuta e especialista em traumatologia e ortopedia Patrícia Prieto explica que outro grande problema que contribui para o surgimento de problemas cervicais é o vício postural.

“Com o passar dos anos as pessoas acabam criando hábitos que acarretam em um desequilíbrio postural e, consequentemente, lesões em todo o tronco. Por exemplo, cruzar a perna sempre para o mesmo lado ao sentar, carregar a bolsa no mesmo ombro, entre outros”.

De acordo com a fisioterapeuta, é preciso desenvolver consciência corporal a partir de atividades físicas diárias. Corrigir a postura aos poucos a partir de um simples alongamento em casa mesmo, além de praticar exercícios, principalmente os de baixo impacto, como hidroginástica, pilates e yoga.

Mas, se as dores forem intensas e frequentes, elas precisam ser investigadas por um especialista. Conheça os principais hábitos posturais que prejudicam a coluna:

Hábitos posturais que prejudicam a coluna

1) Uso do computador

Outro hábito que impacta milhões de brasileiros diariamente é a postura incorreta ao utilizar o computador. Ao fazer o uso, o ideal é que os antebraços estejam apoiados na mesa de trabalho e evitar torções de corpo inteiro. Neste caso o ideal é usar cadeiras que girem com facilidade e assim manter a coluna ereta.

Outra dica é ajustar a tela do computador para que ao olhar o queixo permaneça paralelo ao chão. “Evite baixar a cabeça para ler ou escrever. A cabeça pesa em média 5 kg e, ao baixá-la para ler, a coluna terá que suportar um peso que pode chegar a 13 kg”, explica Patrícia.

A foto mostra uma mulher sentada em frente a um computador com a mão em suas costas, mostrando que está com dor no local. Sentar torto é um dos hábitos posturais que prejudicam a coluna

Foto: Shutterstock.com

2) Mochila ou bolsa muito pesada

Segundo a especialista, o peso é uma das piores coisas para a coluna e por isso, deve-se tomar muito cuidado ao usar mochilas ou bolsas. No caso das mochilas, elas devem estar sempre apoiadas nos dois ombros e com as alças bem ajustadas às costas.

De outra forma, o peso fica desequilibrado empurrando um dos ombros mais para baixo ou deixando o quadril torto. O peso máximo de uma mochila deve ser equivalente a 10% do peso da pessoa que irá carregá-la.

Já com as bolsas, o ideal é dar preferência aos modelos com alça transversal para equilibrar o peso nas duas partes do corpo, mas se for utilizá-la em apenas um ombro evite que sejam muito grandes.

3) Salto alto

O uso constante do salto pode trazer malefícios não apenas para a coluna, mas também lesões nos pés e tornozelos. Isso acontece porque o salto altera o centro de gravidade do corpo para frente e para compensar, é necessário empinar os glúteos. Isso pode acabar provocando lordose, entorse do tornozelo, tendinite, entre outros problemas.

A foto mostra uma mulher com dor tirando um de seus sapatos de salto alto, ilustrando um dos hábitos posturais que prejudicam a coluna

Foto: GettyPremium.com

O salto ideal para se usar no dia a dia deve ser o de formato quadrado e ter, no máximo, três centímetros permitindo que o peso do corpo fique distribuído igualmente, o que evita o aumento da pressão no ante pé.

4) Cruzar as pernas

Este é um hábito comum entre homens e mulheres que prejudica muito a postura, pois cria um desnível do quadril fazendo com que a coluna lombar fique inclinada. O ideal é se sentar com as pernas entre abertas com os dois pés apoiados no chão e a coluna ereta. Tente praticar.

 

Além de evitar os hábitos posturais que prejudicam a coluna, tenha mais energia e disposição com o Viva Leve. A gente garante: seu corpo e bolso agradecem!

 

Texto: Brenda Prestes/Colaboradora – Edição: Giovane Rocha

Consultoria: Patrícia Prieto, fisioterapeuta e especialista em traumatologia e ortopedia

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

É o tipo de reclamação que tornou-se comum entre os brasileiros

Saúde

Descubra como as atividades físicas conseguem desempenhar um papel preventivo

(+) Esportes

Saiba a melhor maneira para aliar a alimentação aos treinamentos na rotina e garantir um excelente rendimento nas atividades

Saúde

As buscas pela prática do yoga cresceram muito durante a pandemia e uma mente boa irá te ajudar a manter os negócios em dia