Encarar ladeira pode ser um martírio, assim como ter que enfrentar uma grande descida. Saber enfrentar esses obstáculos com a bike pode parecer um desafio para os praticante do esporte, mas nada que não seja possível de superar. Por isso, a Sport Life separou algumas dicas de experts na área para te ajudar a pedalar mais rápido e em segurança, tanto na subida, quanto na descida.
Veja a seguir como encarar ladeira com bike da melhor forma possível!
Confira 16 dicas para encarar ladeira com a bike:
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(SUBIDA) CERTO 👍 PEDALE MENOS: quer encurtar a distância? Aproxime-se do acostamento direito nas curvas para a direita e fique colado à linha da estrada nas curvas à esquerda. De centímetro em centímetro,é possível economizar alguns metros até chegar ao topo.
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(SUBIDA) ERRADO 👎 QUE PERIGO! Este ciclista não só pedala metros além da conta, mas pisa na linha, criando uma situação de perigo para os usuários da via.
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(SUBIDA) CERTO 👍 Existem duas maneiras básicas de subir: sentado ou em pé sobre os pedais. Durante uma subida, passa-se a maior parte do tempo pedalando sobre o selim. Você pode ficar em pé para aliviar os músculos ou se estiver à frente alguns metros e não quiser mudar de marcha, em alternâncias de ritmo etc.
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(SUBIDA) ERRADO 👎 Quando você fica em pé na bike, as mãos devem se posicionar sobre os manetes de freio ou na curva inferior do guidão. Se você agarrar o guidão pela parte de cima, a sua pedalada será instável.
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(SUBIDA) CERTO 👍 BAILANDO: cadencie braços e pedalada enquanto inclina a bike para os lados, mas sem exagerar ou desperdiçará energia. Tampouco agarre os manetes com força. Apenas apoie-se sobre eles ou não conseguirá “balançar” com fluidez. Os
braços devem estar flexionados.
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(SUBIDA) ERRADO 👎 NÃO FAÇA ASSIM! Não balance para os lados ou agarre os manetes com força. Muito menos leve o corpo muito erguido – os braços estendidos comprovam isso. Com essa postura, você não aguentará pedala muito.
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(SUBIDA) CERTO 👍 UM BOM APOIO: em subidas longas, tende-se a levar as mãos à parte superior do guidão, bem separadas, para, dessa forma, relaxar as extremidades superiores e as costas. Você pode segurá-lo com a mão inteira ou apenas apoiar as palmas das mãos quando a estrada for lisa.
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(SUBIDA) ERRADO 👎 MÃOS JUNTAS DEMAIS: assim, a única coisa que vai conseguir é ficar instável. Uma correção mínima do traçado e você pode acabar no acostamento ou, pior, no chão.
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(SUBIDA) CERTO 👍 NOS MANETES: esta posição permite pedalar com mais força. O ideal é alternar as duas posições das mãos no guidão: nos manetes e na parte central.
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(SUBIDA) ERRADO 👎 NÃO ALCANÇA: com as mãos perto dos manetes, você não consegue alcançar os freios rapidamente diante de um imprevisto. Apoiar as mãos assim pode ser resultado de um mal posicionamento que virou vício postural ou de estar muito esticado na bike e não conseguir chegar aos manetes.
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(DESCIDA) CERTO 👍 Para obter o traçado correto, freie suavemente antes de entrar na curva, usando o freio traseiro um pouco mais do que o dianteiro. Suba uma a duas coroas para conseguir pedalar com a cadência adequada ao sair da curva. Baixe o pedal de fora e coloque pressão sobre ele. Você também pode deixar o joelho do lado de dentro da
curva cair para que o peso do corpo ajude a controlar o traçado. Fique à direita para ir fechando o traçado à medida que chegar ao vértice da curva – sem invadir a pista contrária –, abrindo depois para fora. Não movimente o corpo.
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(DESCIDA) ERRADO 👎 Não faça assim. O que torna este ciclista ruim? Tudo! A posição: leva o corpo e a cabeça levantados, os braços estendidos e as mãos sobre os manetes. Ele pedala em plena curva ao invés de manter o pé de fora abaixado, correndo o perigo de bater os pedais no asfalto. E o pior: ele faz o traçado de dentro para fora!
Por mais devagar que ele esteja, a curva irá “cuspi-lo” para fora ou, na pior das hipóteses, cairá no chão.
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(DESCIDA) CERTO 👍 AGARRE O GUIDÃO PELA CURVA INFERIOR e flexione os braços para amortecer os solavancos. Mantenha o olhar à frente para reconhecer a próxima curva. Mantenha-se sempre na pista da direita. A posição do ciclista é aerodinâmica, mas não extrema, não deixando os músculos tensionados.
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(DESCIDA) ERRADO 👎 NÃO FAÇA ASSIM: não deixe os braços esticados, rígidos e com as mãos sobre os manetes. Nem cabeça nem tronco levantados, recebendo todo o vento contrário. Não mantenha vários dedos no freio se estiver num trecho reto, pois o agarre no guidão não será ótimo. Não é possível precisar para onde ele olha, mas certamente para um lugar errado.
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(DESCIDA) CERTO 👍 CORTAR O VENTO: em trechos retos e em momentos em que não tiver rodando com
outros ciclistas, você poderá segurar o guidão pela parte de cima, levar os joelhos até o quadro e dobrar os cotovelos e as costas para reduzir a área central, possibilitando que o ar penetre e que a velocidade aumente.
Se você é iniciante, melhor tentar isso quando não estiver tão rápido e em áreas fáceis.
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(DESCIDA) ERRADO 👎 ASSIM NÃO! Nesta posição se ganha bastante
velocidade, mas a roda traseira perde contato com o asfalto por não haver pressão sobre o selim, e a dianteira recebe todo o peso, tornando a direção “nervosa”. Você até pode adotá-la eventualmente, mas não é recomendado.
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