Corredores principiantes ou novatos devem seguir uma regra básica se quiserem ter longevidade atlética. A regra é não pular etapas. Em tempos de redes sociais onde para serem “aceitas” dentro de determinados grupos as pessoas precisam de rótulos como maratonistas e ultramaratonistas entre outros “istas”, é preocupante como alguns já mesmo antes de correr uma meia maratona já querem logo participar de uma prova de 42.195 metros como a maratona.
Segundo vários treinadores, o corredor só deve partir para uma maratona depois de dois anos seguindo um treinamento especifico para tal e, assim, ganhar bagagem de quilometros rodados, experiência e domínio em distâncias menores para então o corpo assimilar a carga de treinamento de endurance e assim estrear bem em distâncias maiores.
Para aqueles que insistem em colocar o “carro na frente dos bois”, as consequências são várias, que vão desde lesões crônicas, performance muito aquém do potencial e desmotivação por ter marcas estagnadas.
O passo a passo, o devagar e sempre, o um passo para trás e dois para frente, são atitudes que devem ser seguidas para o próprio bem do corredor.
Consulte um treinador.