Entrar em contato com a natureza, relaxar e curtir o clima de aventura é o que faz do acampamento uma atividade tão atraente para muitas pessoas. Mas, para tudo isso, a preparação é essencial, já que a escolha correta de equipamentos, campings e acessórios é o que garante uma experiência segura e confortável. Quem vai acampar pela primeira vez deve buscar referências e preparar-se com antecedência. A Sport Life selecionou 7 dicas que podem te ajudar no processo. Confira!
Dicas para acampar pela primeira vez
1. ONDE ACAMPAR? Segundo o educador físico Thiago Lelis, um dos criadores do portal Por Aí de Barraca, escolher um camping com boa estrutura e localização é um dos primeiros passos. Pesquisar na internet em sites de avaliação pode ajudar na decisão, assim como avaliar o que o local oferece. Banheiros com chuveiros elétricos e suficientes para o número de campistas, área com grama ou areia para barracas e pontos de energia são fundamentais para o conforto. Alguns campings oferecem até mesmo churrasqueira, cozinha comunitária, geladeira e utensílios. (Foto: Reprodução)
2. COMO ESCOLHER A BARRACA? O item mais importante do acampamento merece atenção redobrada. Para Thiago, deve-se levar em consideração o número de pessoas que irão dormir na barraca e todos os detalhes da estrutura e de como montá-la. “Achamos sempre importante que o sobreteto vá até o chão para que não junte água nas emendas e costuras. Vale a pena conferir também a coluna d’água para saber a quantidade que a barraca suporta em caso de chuva”, complementa. A escolha também pode variar de acordo com as necessidades do tipo de viagem. Para quem pretende fazer um mochilão, o ideal é que a barraca seja leve e fácil de carregar. Já quem vai acampar com outras pessoas deve sempre observar se a barraca pode abrigar todos confortavelmente. (Foto: Reprodução)
3. O QUE MAIS É INDISPENSÁVEL? Uma das dúvidas mais comuns de quem vai acampar pela primeira vez. Um bom colchão inflável pode fazer toda a diferença para o conforto. Caixas térmicas para armazenar bebidas e alimentos também são fundamentais, assim como extensões de energia e lanternas. Um kit de primeiros socorros em casos de imprevistos e papel higiênico merecem um lugar na mala. Não esqueça de levar sacos plásticos para o lixo! (Foto: Reprodução)
4. QUAIS SÃO OS IMPREVISTOS MAIS COMUNS? COMO EVITÁ-LOS? De acordo com Thiago, um dos imprevistos mais comuns é a barraca encharcar de água durante uma chuva. Por isso a escolha de uma boa barraca com cobertura é fundamental, assim como um bom colchão, já que furos podem ser frequentes. Neste caso, Thiago recomenda um remendo com cola. (Foto: Reprodução)
5. QUAIS SÃO OS MELHORES DESTINOS? Seja no litoral ou campo, o importante é que o destino ofereça campings com a estrutura e segurança necessárias. No Brasil bons campings podem ser encontrados em praticamente qualquer região. Pessoalmente, Thiago recomenda as cidades de Socorro e Brotas, no interior de São Paulo, Capitólio e Carrancas, em Minas Gerais, e principalmente Santa Catarina. (Foto: Reprodução)
6. CHEGUEI NO CAMPING, E AGORA? É necessário estar atento ao local onde a barraca será montada. O terreno deve ser plano, sem pedaços de paus, pedras ou qualquer objeto que possa danificar a barraca ou o colchão. Aprenda a montar a barraca com antecedência, nunca no camping. Durante a noite, mantenha a tela de mosquiteiro sempre fechada para evitar a entrada de insetos. (Foto: Reprodução)
7. PROGRAME-SE! Planeje todos os detalhes com antecedência para aproveitar a experiência ao máximo. Faça um check-list para ter certeza de que não irá esquecer de nada, fique de olho na previsão do tempo e boa aventura! Dica fundamental para quem quer acampar pela primeira vez. (Foto: Reprodução)
Edição: Leonardo Guerino