Tem vontade de praticar paraquedismo? Veja dicas para experimentar

Instrutor de paraquedismo esclarece as principais dúvidas e dá dicas para quem pretende encarar o esporte e se jogar nessa aventura

paraquedismo
Foto: Getty Images

O paraquedas foi projetado em meados do século XV por Leonardo Da Vinci e, desde então, ganhou popularidade no decorrer dos séculos. Hoje, é uma modalidade radical e desperta curiosidade em quem nunca fez. Se você faz parte dessa lista de interessados, veja primeiro esta matéria especial.
Nela, esta repórter que vos escreve conta como foi fazer paraquedismo pela primeira vez. Aqui esclarecemos as principais dúvidas sobre a modalidade com a ajuda do instrutor Renato Monteiro Diogo, da Go Fly Paraquedismo. Veja!

 

1. A partir de qual idade se pode praticar o salto duplo? Existe alguma restrição?

R.M.: A idade mínima é 16 anos com autorização dos pais.  As únicas pessoas que não podem saltar são as portadoras de problemas cardíacos ou que tenham alguma restrição imposta pelo médico.

2. Quais são os benefícios de saltar de paraquedas?
R.M.: O paraquedismo abre muitas possibilidades na vida de seus praticantes. Ajuda a criar coragem e determinação, além de despertar o trabalho em equipe e o controle das emoções.
3. Qual a média de preço de um salto de paraquedas?
R.M.: Os saltos duplos vão de R$ 279 a R$ 620, dependendo do pacote de vídeo e foto escolhido.
 Veja também:
4. Existem outros lugares em São Paulo para saltar ou isso só é feito em Boituva?
R.M.: Sim, existem alguns outros lugares em SP. Porém, nenhum deles chega perto do movimento encontrado no Centro Nacional de Paraquedismo, em Boituva (SP).
5. A pergunta que não quer calar: qual a chance do paraquedas não abrir? 
R.M.: A chance é de 1 para mais de 1 mil, porém o paraquedas reserva é ainda mais seguro do que o principal. Ele é dobrado somente por profissionais altamente qualificados.
6. Conte uma história engraçada/inspiradora que vocês já vivenciaram trabalhando com esse esporte.
R.M.: Presenciamos tantos momentos incríveis nos saltos, que é difícil escolher um só.  Uma vez saltamos com um senhor de mais de 80 anos que adorou a experiência. Já saltamos com paraplégicos que nos deram lições valiosas, além de presenciamos alguns pedidos de casamento emocionantes. Inclusive sempre recebemos vários feedbacks de pessoas que alegaram que o paraquedismo transformou suas vidas. É um trabalho muito gratificante!

Confira algumas dicas de paraquedismo neste vídeo:

 

 

E se eu quiser saltar sozinho?

Segundo o instrutor, a partir dos 16 anos e com a autorização dos pais, os interessados podem fazer o curso teórico com duração de 10 h e as aulas práticas, que totalizam 7 saltos acompanhados pelos instrutores. No entanto, se você pensa em ser um instrutor, é necessário no mínimo 500 saltos e 5 anos de prática no esporte antes de se tornar um profissional.

Gostou? Curta e compartilhe com seus amigos ousados que gostam de se aventurar! 🙂

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você