Arquipélago de Alcatrazes é boa opção para mergulho

O Arquipélago de Alcatrazes é regionalmente conhecido como patrimônio natural. Saiba como aproveitar o local ótimo para viagens de aventura!

arquipélago de alcatrazes
Foto: Cristian Dimitrius

Gosta de aventuras? Então já comece a se preparar para a sua próxima viagem! O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou que vai abrir para visitação pública mais uma unidade de conservação, fortalecendo o ecoturismo no litoral norte de São Paulo. Pouco conhecido, o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) do Arquipélago de Alcatrazes fica a 35 km da costa de São Sebastião, no litoral de São Paulo. O local será aberto para atividades de mergulho recreativo e passeio embarcado para observação da fauna.

Empresas de turismo e profissionais autônomos interessados, que atenderem os pré-requisitos estabelecidos no documento, poderão se cadastrar para prestar serviços de visitação no Refúgio. A perspectiva é que no inicio de 2018 o turismo no local esteja já em funcionamento.

“O turismo no Arquipélago de Alcatrazes é uma antiga reivindicação de vários setores locais, que possibilita a apropriação e a valorização pela sociedade desse importante patrimônio natural”, conta a chefe do Núcleo de Gestão Integrada de ICMBio Alcatrazes, Kelen Luciana Leite. Lembrando que as atividades de mergulho serão controladas e restritas aos locais já examinados pelos mergulhadores profissionais.

O refúgio é gerido de forma unificada com a Estação Ecológica Tupinambás, compondo o Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Alcatrazes. Nas duas unidades foram registradas 1.300 espécies, sendo que 93 delas estão sob algum grau de ameaça de extinção. A vegetação do arquipélago é caracterizada por áreas de mata atlântica e campos rupestres, e já foram encontradas 320 espécies de flora. Um prato cheio para quem gosta de estar em contato com a natureza e tem energia de sobra para encarar grandes aventuras!

Ficou interessado? Para mais informações sobre o Arquipélago de Alcatrazes, acesse o site oficial do Instituto Chico Mendes.  🙂

Recomendadas para você