Acupuntura: 7 benefícios para a estética que você não conhecia

Ramo da medicina chinesa tradicional, a técnica também serve como alternativa para o realce da beleza

acupuntura para estética
Foto: Getty Images

As agulhas já são velhas conhecidas no tratamento de diversas doenças e no alívio das dores. Porém, o que poucos sabem são os benefícios da acupuntura para estética. Rugas, emagrecimento, queda de cabelo e até mesmo cicatrizes: tudo isso pode ser amenizado ou tratado pegando pontos de energias do corpo que precisam ser estimulados, a numa alternativa quase indolor.

Segundo o naturopata Daniel Alan Costa, especialista em bases de Medicina Integrativas do Hospital Albert Einstein, os benefícios dessa prática da medicina chinesa para o bem-estar e beleza são infinitos. “A acupuntura para estética é uma alternativa que visa olhar o paciente como um todo. Muitos dos problemas ligados a estética são decorrentes de desequilíbrios de energia e até mesmo das emoções. O objetivo é tratar não só os sintomas, mas também as causas que levaram a aquele problema”, afirma o profissional.

Veja 7 benefícios da acupuntura para estética:

1 – Antiflacidez: a flacidez é um problema estético que incomoda muitas pessoas e pode ser resolvida com uma das mais recentes técnicas da Medicina Integrativa, a eletroacupuntura, agulhas inseridas em postos específicos que são estimuladas por pequenos choquinhos. A técnica reequilibra as funções do corpo, melhorando a textura da pele e enrijecendo os músculos. Uma ótima alternativa para quem quer firmeza e rigidez na pele.

2- Emagrecimento: muito além do que aparência, o emagrecimento, por muitas vezes, é questão de saúde. Quanto a isso, a acupuntura tem muito a acrescentar. O tratamento com as agulhas tem o poder de diminuir a ansiedade e melhorar o funcionamento do intestino, além de trabalhar no sistema digestório do paciente. Tudo isso sem nenhum efeito colateral, tratando problemas, como a obesidade desde a raiz. Quando somado a um acompanhamento nutricional, pode trazer grandes resultados.

3 – Queda de cabelo: diferentes do que muitos pensam, a queda de cabelo é um problema que atinge pessoas que várias idades e é nessa hora que entra a acupuntura. Segundo a medicina chinesa, a força dos fios está diretamente relacionada com o sangue e alguns órgãos. A partir de então, os pontos serão estimulados pelo tratamento, harmonizando o corpo que não está em equilíbrio. São utilizados tanto pontos locais como distais, aliviando a angústia, ansiedade e tensão. A colocação de agulhas no próprio couro cabeludo, para aumentar a circulação de sangue e com isto aumentar a oferta de nutrientes melhorando a saúde dos cabelos. A Fitoterapia Chinesa é uma importante aliada para este tratamento reforçando os benefícios dos agulhamentos.

acupuntura para estética

Foto: Shutterstock

4 – Rejuvenescimento: focado em pontos localizadas no rosto, a acupuntura também age no rejuvenescimento. Ela tem o poder de diminuir rugas e dar firmeza e rigidez a pele, trazendo um efeito que é duradouro, uma vez que vem aliado ao equilíbrio dos sistemas energéticos que são responsáveis por garantir a vitalidade da pele, tratando tanto a manifestação como a raiz. Geralmente, as agulhas utilizadas na acupuntura facial são menores do que as demais, mas tem o mesmo poder de estimular pontos relacionados a produção de colágeno, melhorando a circulação sanguínea, oxigenação e a nutrição da pele.

5- Amenizar Celulite: o segredo para eliminar a celulite é a boa circulação, coisa que pode ser facilmente estimulada com a acupuntura. O tratamento neste caso utiliza as centralidades nos pontos que mais necessitam de estímulo, melhorando visivelmente esse mal que tanto preocupa as mulheres. Conjugamos os conhecimentos da medicina chinesa com os da aromaterapia e os resultados são visíveis desde o início. É importante ter disciplina nos tratamentos, já que os resultados são adquiridos com o tempo e a periodicidade.

6- Antiacne: quando falamos no tratamento da acne focamos nos pulmões e intestinos, que são responsáveis pela eliminação de toxinas. Dessa forma as agulhas trabalham especialmente nesses órgãos, estimulando os funcionamentos para que essas toxinas não se acumulem e se transformem nas erupções cutâneos, aliviando também toda a inflamação que resulta na acne. Nesses casos, juntar a acupuntura com ervas pode acelerar os resultados.

7- Amenizar cicatrizes: o alívio de marcas como cicatrizes seguem o mesmo sentido das celulites. É importante estimular a circulação de sangue na região afetada. Um tratamento quase indolor que pode render resultados em poucas sessões. Em alguns casos, o paciente chega a sentir dor e limitação de movimentos ao redor da cicatriz, o que também diminuirá com o tratamento. As ventosas podem ser utilizadas juntamente com a agulhamento e com isto potencializar os resultados.

Gostou de conhecer os benefícios da acupuntura para estética? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você