Perder gordura localizada, na barriga ou em qualquer outra região do corpo, não é uma tarefa tão simples assim. Antes de mais nada, é importante lembrar que não existe uma maneira comprovada para “secar” lugares específicos, como abdômen, braços ou pernas.
O processo de emagrecimento acontece quando há um déficit calórico, ou seja, o gasto de energia precisa ser maior do que o consumo. Mas, quando isso acontece, o corpo perde peso de maneira geral, em todas as regiões. Portanto, dessa forma não tem como acabar com a gordura localizada.
No entanto, é possível estimular os músculos de uma determinada parte do corpo para que, junto com o processo total de emagrecimento, ocorra uma hipertrofia e a musculatura – à grosso modo – empurre a gordura localizada e fique mais próxima da pele. Se o seu objetivo for perder barriga, por exemplo, ter um abdômen bem desenvolvido – além de pouca massa gorda e retenção hídrica total – é o que vai causar aquele aspecto de “tanquinho”.
“Importante ressaltar que os exercícios abdominais não diminuem a gordura abdominal, eles fortalecem os músculos, que podem ter um efeito postural significativo no visual. Para diminuir a gordura abdominal há que se cuidar da alimentação e treinar. Quando falo em treino, existem exercícios que atendem a ativação metabólica e o core abdominal”, conta o educador físico, Giuliano Esperança.
Dessa maneira, o especialista separou seis exercícios que vão te ajudar a elevar o gasto calórico, potencializar o metabolismo e tonificar a região do abdômen. Veja como perder gordura localizada:
1 – Corrida no Lugar: execute a movimentação da corrida no lugar, aplicando a mesma característica da corrida com deslocamento. Lembrando a grande importância de manter os trabalhos cruzados de pernas e braços. A altura do joelho, depende do seu grau de condicionamento. Iniciantes devem manter o trabalho leve, fazendo movimentos com suavidade e gentileza.
2 – Prancha: deite-se no chão, com a barriga para baixo. Apoie apenas os cotovelos, antebraços e pés no solo. Permaneça nessa posição, sempre contraindo o abdômen e os glúteos.
3- Polichinelo no lugar sem salto: afaste as pernas e braços para o lado direito, retorne à posição inicial e nesse momento ative o abdômen. Faça o mesmo gesto, agora se movimentando para a esquerda. Um exercício seguro e sem impacto. É também um trabalho aeróbico simples que ajuda a eliminar gordura localizada, pois podemos associar ativação abdominal, treinando a mente sobre a importância de ativar o abdômen em pé.
4 – Crunch + Elevação de quadril: associamos fortalecimento abdominal com fortalecimento de glúteos e posteriores de coxa – essenciais para proteger a coluna e melhorar o efeito estético pelo realinhamento postural. Execute o abdominal, expirando o ar na flexão e retorne à posição inicial. Posicione os pés no solo e eleve o quadril ativando o glúteo, sustentando essa posição por pelo menos 2 segundos.
5 – Escalador na Parede: apoie-se na parede com as duas mãos na altura e largura dos ombros. Mantendo os cotovelos ligeiramente flexionados, faça a movimentação alternada das pernas, lembrando sempre de ativar o abdômen para perder gordura localizada. A velocidade pode ser desde uma marcha para os iniciantes, como uma corrida para os mais avançados.
6 – Abs Bike: um excelente exercício abdominal, que trabalha a extensão e flexão das pernas. Faça a contração abdominal com o movimento de rotação, alternadas de braços e perna. Solte o ar sempre que for aproximar o cotovelo direito, do joelho esquerdo. Inspire e troque o lado, lembrando de ativar o abdominal e com foco na qualidade e não na quantidade.
Importante – A sequência foi elaborada para você realizar dentro do seu ritmo, sem pensar em repetições. Cada exercício deve ser realizado por 2 minutos, alternando 20 segundos de execução e 20 segundos de recuperação.