10 alimentos que combatem alergias e fortalecem a imunidade

É possível melhorar e tratar o organismo por meio de uma alimentação saudável. Confira as opções!

alimentos para alergia
Foto: Pixabay

Muito se fala sobre os alimentos que causam alergias, como o glúten, a lactose e os frutos do mar, por exemplo. O que não se fala muito são os alimentos para alergia, que também podem servir para fortalecerem a imunidade, como óleo de coco e os probióticos, que devem estar presentes na dieta de pessoas alérgicas.

De acordo com o médico e coordenador técnico do Brasil Sem Alergia, Marcello Bossois, o óleo de coco é anti-inflamatório e antioxidante, além de combater fungos e bactérias. E não é à toa que ele está presente no leite materno. “A monolaurina, gerada a partir do ácido láurico, age diretamente no combate desses microrganismos, evitando o surgimento de infecções de repetição”, comenta o alergista. Além disso, ele pode ser utilizado no tratamento das alergias dermatológicas, segundo um estudo científico publicado no International Journal Dermatology.

Já os probióticos, bactérias do bem, são recomendados pela Organização Mundial de Alergia para gestantes e bebês alérgicos. Eles estão presentes em iogurtes, queijos, coalhadas e leites fermentados, podendo proteger o intestino, onde estão presentes 70% das células de defesa do organismo. Para a nutricionista Teresa Pavan, os micro-organismos são grandes aliados para a imunidade. A profissional recomenda associá-los a alimentos prebióticos, como a chicória, que contém inulina, e o tomate, que possui licopeno e vitamina C. “Quando consumidos em uma mesma dieta, os dois atuam em conjunto e aceleram ainda mais a produção de células de defesa”, explica.

Há ainda estudos que comprovam que o consumo de probióticos – incluindo lactobacilos vivos e kefir – reduz sensivelmente o surgimento de alergias respiratórias, como a rinite alérgica.

Confira 10 alimentos para alergia e fortalecimento da imunidade:

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você