Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

5 alimentos para reforçar a imunidade com a vitamina D

A vitamina D dá origem a vários hormônios importantes para o corpo e também ajuda a manter a nossa imunidade sempre alta

Vitamina D: 5 alimentos ricos na substância que vão reforçar a imunidade
Foto: Shutterstock

A vitamina D oferece proteção contra doenças respiratórias e fortalece o sistema imunológico. Ou seja, nos dias atuais, manter seus níveis altos é ainda mais importante. Até porque a deficiência da substância pode diminuir a imunidade, pois ela desempenha um papel de imunomodulação, aumentando as defesas das mucosas. Por isso, a nutricionista Adriana Stavro nos conta mais sobre a importância dela.

“A vitamina D é peça fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo como um todo, pois além de atuar na regulação do sistema imunológico, que é nosso sistema de defesa, ela faz parte de todo um processo de tratamento e prevenção, inclusive, de doenças autoimunes, como artrite reumatoide e a esclerose múltipla”, declarou.

Além disso, para garantir níveis adequados de vitamina D, o Ministério da Saúde recomenda, além de consumir alimentos fontes, a exposição solar de quinze a vinte minutos pelo menos três vezes por semana, sem protetor solar, até às 10h ou após as 16h.

5 alimentos ricos em Vitamina D

1) 1 colher (sopa) de óleo de fígado de bacalhau — 227% da quantidade diária recomendada
2) 85 g de salmão cozido — 75% da quantidade diária recomendada.
3) 85 g de atum enlatado com água — 26% da quantidade diária recomendada.
4) 85 g de fígado de boi cozido — 7% da quantidade diária recomendada.
5) 1 ovo grande (com gema) — 7% da quantidade diária recomendada.

E se faltar?

Exames de sangue específicos detectam a falta de vitamina D. De acordo com a OMS, há insuficiência quando a concentração é menor do que 30 ng/ml (nanogramas por mililitro de sangue). A insuficiência grave se dá com valores menores a 10 ng/ml. Dosagens iguais ou superiores a 30 ng/ml estão na faixa da normalidade, cujo limite máximo é 100 ng/ml.

Explicando a vitamina D

Vitamina D é o nome geral dado a um grupo de compostos lipossolúveis que são essenciais para manter o equilíbrio mineral no corpo. Vitamina D2 (ergocalciferol: de origem vegetal) e vitamina D3 (colecalciferol: de origem animal) são as formas mais conhecidas.

Chamada de vitamina, a substância é, no entanto, um pró-hormônio, ou seja, dá origem a vários hormônios importantes para o corpo. Sua síntese se dá a partir de uma fração do colesterol, transformada sob a ação dos raios ultravioleta B do sol. Ela também está presente em alimentos — principalmente peixes de água fria –, mas sua concentração neles é muito pequena, o que dificulta atingir as necessidades diárias.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Tênis

Tenista brilha no circuito, inspira jovens e já movimenta apostas esportivas, consolidando-se como rosto do esporte no Brasil

Nutrição

Campanha destaca a combinação de sabor e nutrição em uma linguagem dinâmica, explorando a tendência do ASMR

Emagrecimento

Realizar o treino de alta intensidade em jejum intermitente pode dobrar o resultado da perda de peso. Acompanhamento médico é essencial

Nutrição

Não são apenas os suplementos que ajudam na recuperação de um atleta

Saúde

Outro tema que reforça a necessidade do acompanhamento especializado

Ganhar massa muscular

Certas renúncias são necessárias em prol desse objetivo

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecimento

Nutricionista explica como escolhas simples no café da manhã podem favorecer a perda de gordura no abdômen

Nutrição

Azeite extravirgem, abacate e ovos são alguns dos alimentos que ajudam quem faz uma dieta para controlar diabetes

Saúde

Pesquisa realizada com mais de 60 mil pessoas revela as cinco vitaminas mais indicadas para a população brasileira

Nutrição

Esses alimentos são boas opções em qualquer hora do dia