Nutrição

3 alimentos que passaram de mocinhos para vilões

Conheça três alimentos que viraram da noite para o dia, vilões para a saúde! Especialista explica os motivos para evitar o consumo dessas comidas

Foto: Shutterstock

A correria do dia a dia é cada vez maior, mas a fadiga e o cansaço crônico não são normais. Isso significa que o seu corpo está sinalizando que algo não está certo, e isso pode ter a relação com a alimentação. O médico, Rafael Freitas, da Doutor Nature, revela três alimentos – ditos saudáveis – que podem ser a causa da sua falta de energia. Confira:

Foto: Shutterstock

LEIA TAMBÉM: Aposte suas energias na dança, e ganhe mais saúde física e mental

6 exercícios para acabar com a celulite

1. Soja processada

Vendido como um alimento saudável e alternativo ao consumo de produtos de origem animal, a soja processada pode causar sérios problemas devido aos altos níveis de fitoestrogênios. Tais substâncias interferem nas glândulas adrenais, podendo causar modificações físicas como aumento de peso, diminuição do desejo sexual e fertilidade em homens e câncer de mama nas mulheres. Outro problema é a quantidade de goitrogênicos, substância que prejudica a tireoide e que pode levar a um quadro de hipotireoidismo, que é quando a tireóide não produz a quantidade necessária de hormônios, causando diversos efeitos colaterais.

2. Suco de clorofila

A grande quantidade de clorofila no suco é a justificativa para comercializá-lo como um alimento saudável, mas é isso mesmo que o torna um inimigo do organismo: nosso corpo não está condicionado para processá-la. Precisaríamos ter quatro estômagos, assim como as vacas para conseguir digeri-la. Ainda por cima, a clorofila contém toxinas causadoras de mal-estar e ânsia.

3. Goji berry

Assim como o Darth Vader, as goji berries começaram como mocinhas para depois mostrarem sua verdadeira face. Elas contêm em sua composição lecitinas – proteínas que afetam o sistema imunológico e evitam que o corpo lute contra as bactérias contidas nesses próprios aminoácidos. Dessa forma, o organismo precisa gastar mais energia para combater os agentes estranhos. Infelizmente, eliminar por completo a lecitina da alimentação é quase impossível, pois são encontradas em produtos básicos como grãos de trigo, tomate e batata. Mas evitar as goji berreis pode ser um bom começo.

Click to comment

Você também vai gostar

Nutrição

Veja como incluir essa iguaria no seu cardápio fitness sem nenhum tipo de prejuízo para a saúde

Nutrição

Práticas, nutritivas e que vão te auxiliar no duro processo de hipertrofia

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Nutrição

Essas são as opções que garantem uma refeição equilibrada

Sair da versão mobile