Aplicação de calor reduz dores e melhora o rendimento

Aplicar calor após os treinos resulta na dilatação dos capilares sanguíneos, a musculatura relaxa e melhora o quadro de dor

Aplicação de calor reduz dores e melhora o rendimento
Foto: Shutterstock

A aplicação do calor, conhecida também como termoterapia, garante o alívio das dores após a atividade física. Graças à ele, há um relaxamento muscular, provocado pela dilatação dos capilares sanguíneos e o aumento do fluxo do sangue.

“A terapia com calor é indicada para diminuir a rigidez da musculatura e articulações. É uma ótima escolha para tensão e contratura muscular”, conta a médica do esporte, Karina Hatana.

A diferença entre a aplicação do calor e do gelo é que o frio tem efeito analgésico e pode diminuir inchaços. Ele provoca a contrição dos vasos sanguíneos e é utilizado para uma recuperação mais rápida. A termoterapia é mais indicada para dores crônicas (como nas costas) e relaxamento.

Uma imersão em banheira de água aquecida ou aplicação de bolsas de água quente são opções seguras e eficientes de aplicação do calor, mas deve-se sempre estar atento à possíveis queimaduras na pele. “A pele deve estar íntegra, sem machucados no local de aplicação e coberta por uma toalha para prevenir queimaduras. Também é importante observar a coloração da pele durante a aplicação”, alerta a médica.

Outra opção, menos eficiente, é utilizar uma toalha umedecida em água morna e aplicar no local. Em geral, o tempo necessário para obter os benefícios do calor é de 20 a 30 minutos. As temperaturas indicadas variam de acordo com a região do corpo, tipo de aplicação e objetivo do tratamento. Embora quente, a sensação deve ser agradável ao atleta e não provocar vermelhidões na pele. “Não é recomendado fazer terapia de calor em casa com temperaturas acima de 40 graus”, previne a Doutora Karina.

A ação terapêutica do calor, por promover relaxamento da musculatura e facilitação dos movimentos, pode ser benéfica nos treinos de aumento de amplitude das articulações e flexibilidade. Aliada ao uso do gelo, a aplicação pode prevenir e tratar lesões de forma eficaz.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você