Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Aplicação de calor reduz dores e melhora o rendimento

Aplicar calor após os treinos resulta na dilatação dos capilares sanguíneos, a musculatura relaxa e melhora o quadro de dor

Aplicação de calor reduz dores e melhora o rendimento
Foto: Shutterstock

A aplicação do calor, conhecida também como termoterapia, garante o alívio das dores após a atividade física. Graças à ele, há um relaxamento muscular, provocado pela dilatação dos capilares sanguíneos e o aumento do fluxo do sangue.

“A terapia com calor é indicada para diminuir a rigidez da musculatura e articulações. É uma ótima escolha para tensão e contratura muscular”, conta a médica do esporte, Karina Hatana.

A diferença entre a aplicação do calor e do gelo é que o frio tem efeito analgésico e pode diminuir inchaços. Ele provoca a contrição dos vasos sanguíneos e é utilizado para uma recuperação mais rápida. A termoterapia é mais indicada para dores crônicas (como nas costas) e relaxamento.

Uma imersão em banheira de água aquecida ou aplicação de bolsas de água quente são opções seguras e eficientes de aplicação do calor, mas deve-se sempre estar atento à possíveis queimaduras na pele. “A pele deve estar íntegra, sem machucados no local de aplicação e coberta por uma toalha para prevenir queimaduras. Também é importante observar a coloração da pele durante a aplicação”, alerta a médica.

Outra opção, menos eficiente, é utilizar uma toalha umedecida em água morna e aplicar no local. Em geral, o tempo necessário para obter os benefícios do calor é de 20 a 30 minutos. As temperaturas indicadas variam de acordo com a região do corpo, tipo de aplicação e objetivo do tratamento. Embora quente, a sensação deve ser agradável ao atleta e não provocar vermelhidões na pele. “Não é recomendado fazer terapia de calor em casa com temperaturas acima de 40 graus”, previne a Doutora Karina.

A ação terapêutica do calor, por promover relaxamento da musculatura e facilitação dos movimentos, pode ser benéfica nos treinos de aumento de amplitude das articulações e flexibilidade. Aliada ao uso do gelo, a aplicação pode prevenir e tratar lesões de forma eficaz.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

Prova é aguardada por vários corredores amadores e profissionais

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto

Corrida

Os seus adeptos lhe definem como "exercício do prazer"

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Entenda como o corpo reage ao receber um novo estímulo físico e evite complicações sérias

Saúde

Essas recomendações servem para eliminações de mitos

Saúde

Seja muscular ou nas articulações, as dores no corpo se intensificam com as temperaturas baixas. Ortopedistas mostram formas de aliviar o problema

Corrida

Treinador ensina alguns métodos para melhorar o ganho de massa magra e evitar lesões