Fitness

Aquecimento: qual a melhor maneira de se preparar para a musculação

Prática é fundamental para evitar lesões e melhorar o desempenho do treino

Aprenda a fazer um bom aquecimento / Foto: Shutterstock

O aquecimento, nem sempre, é levado a sério pelos praticantes de atividades físicas em geral. Mas, ao contrário do que alguns imaginam, deixar de preparar o corpo para o treino pode ser extremamente perigoso, provocando dores, lesões e até mesmo reduzindo o desempenho esportivo.

Na musculação, também é comum encontrar pessoas que desprezam o aquecimento. Seja por preguiça ou falta de conhecimento, partir para o treino com carga sem nenhum tipo de preparação também é perigoso. Mas, por outro lado, existem ainda alguns indivíduos que até acham que estão se aquecendo, quando, na verdade, estão realizando apenas um estímulo ineficiente.

“Eu percebo entre os novos alunos alguns erros de treino. Porém, o principal, por incrível que pareça é o aquecimento, afinal ele faz parte do treino e as pessoas não consideram algo importante”, comenta o educador físico, Leandro Twin.

Como realizar um bom aquecimento na academia, antes do treino de musculação

Segundo o especialista, é necessário ter equilíbrio para fazer um bom aquecimento. Afinal, ele não pode ser algo pesado e complexo para a musculatura, mas também pouco adianta se ele for muito leve e fácil de realizar. O ideal é que o aquecimento seja um estímulo moderado.

“O primeiro ponto que nós temos que entender é que o aquecimento requer um grau de intensidade. Se for leve demais, não vai fazer diferença nenhuma. No aquecimento, você deve sentir um estímulo mediano, ou seja, abaixo do treinamento e acima da inércia que você está”, conta o treinador.

Outro ponto revelado por Twin é que, na musculação, o aquecimento deve acontecer de acordo com o seu treino. O objetivo é “bombear sangue para os músculos que serão trabalhados e aumentar a lubrificação das articulações”, diz o especialista. Portanto, ele não precisa, necessariamente, ser realizado com exercícios a parte.

“O melhor exercício para aquecimento é sempre o primeiro de cada grupamento muscular. Se o primeiro exercício do dia for o agachamento livre, eu vou usar ele para o aquecimento. Porém, não vou usar toda a carga que conseguiria, vou utilizar aproximadamente 50%. Isso parece uma carga alta para um aquecimento, mas é o que precisamos, algo que gere algum desconforto. Faremos três séries de aquecimento. Por exemplo, quem agacha com 50kg de cada lado, fará o aquecimento com 25kg, cerca de 15 a 20 movimentos, com mais ou menos 1 minuto de intervalo entre essas séries”, recomenda o treinador.

Esse tipo de aquecimento vai aumentar o fluxo sanguíneo da musculatura que será trabalhada durante o treino. É comum, inclusive, que algumas pessoas se sintam um pouco cansadas após essa preparação. Mas, isso é totalmente normal. A dica, nesse caso, é esperar até três minutos antes de iniciar o treino. Para que o corpo consiga se recuperar e ter um bom desempenho dali em diante.

“Fazendo dessa maneira, dificilmente você irá se machucar. Vale lembrar também que a musculação é o esporte menos lesivo”, finaliza Twin.

Você também vai gostar

Fitness

Entenda como algumas simples atitudes podem acelerar a conquista dos objetivos

Angélica Almeida

Angélica Almeida, personal trainer e colunista do Sport Life, revela o segredo para encontrar motivação

Fitness

O treino de membros superiores é fundamental para melhorar o aspecto da pele e fortalecer a musculatura

Definir músculos

Conjunto de dicas que serve para esclarecimentos de dúvidas

Sair da versão mobile