BCAA tem benefícios que vão além da melhora nos exercícios

Um dos mais populares suplementos utilizados no Brasil, o BCAA também é recomendado para pacientes com recuperação muscular

BCAA tem benefícios que vão além da melhora nos exercícios
Foto: Shutterstock

Quem é rato de academia ou transita no meio das atividades físicas, certamente conhece o suplemento BCAA. No entanto, nem todos sabem que a sigla significa ‘Aminoácidos de Cadeia Ramificadas’ e nem para que, exatamente, ele serve. Por isso, o farmacêutico Helder Teixeira, da farmácia de manipulação A Fórmula, nos contou as vantagens dele.

O BCAA é muito procurado por pessoas que buscam esse tipo de reforço para as suas atividades físicas, pois conseguem reduzir a fadiga muscular, além de acelerar a recuperação dos músculos após os exercícios.

Mas não é apenas para esse grupo que o BCAA pode ser útil. Alguns outros benefícios são a melhora da performance mental e da imunidade, colabora com a produção de energia e no ganho da massa muscular.

No entanto, assim como qualquer outro suplemento, é importante que ele seja indicado sob supervisão de um especialista, pois em casos de treinos médios ele pode ser reposto por outros tipos de alimentos, além de ter efeitos que podem ocorrer e que precisam em alguns momentos ser monitorados, como alteração na glicose sanguínea, por exemplo.

“Se engana quem acredita que o BCAA é usado apenas por atletas, ele também é recomendado para pacientes com recuperação muscular mais lenta, como nos casos de cirrose e insuficiência renal”, explica o farmacêutico.

O suplemento pode ser consumido usualmente em forma de pó, cápsula ou líquido, até mesmo injetável, mas a última opção é a menos indicada, pois além de ser mais complexa para alguém que não tem treinamento para aplicar injetáveis, tem os riscos de contrair doenças.

“O BCAA pode ser um aliado em muitas ocasiões, porém, para se obter resultados positivos é importante que ele seja feito com um acompanhamento de um especialista, e que a produção do suplemento também seja feita por uma empresa de qualidade”, finaliza.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você