Benefícios de produtos e suplementos à base de colágeno

Saiba como consumir e conheça as opções

Benefícios do colágeno
Foto: Shutterstock

Para evitar a flacidez da pele, rugas e até mesmo a indesejada celulite, cada vez mais os produtos e suplementos à base de colágeno têm sido procurados no mercado. A proteína produzida pelo corpo tem a função de dar sustentação às células, evitando o desgaste das articulações, cartilagens, ossos e tendões. Além da estética, o colágeno é um grande aliado da saúde muscular e dos vasos sanguíneos. Para a sua síntese, o consumo de vitaminas C, E, B5, B6 e minerais como zinco, cobre e selênio deve estar em dia, o que pode ser obtido por meio de uma alimentação saudável e rica em alimentos que contêm a proteína.

Benefícios do colágeno

Foto: Thinkstock

Mas a partir dos 30 anos, há uma queda no processo natural de produção do colágeno e, para suprir as necessidades das células, os suplementos que estimulam o corpo a produzir a proteína podem ser uma boa uma opção. A nutricionista Dra. Talitta Maciel explica que o colágeno também é importante para quem pratica atividades físicas, já que o consumo contribui para uma maior elasticidade da pele e fortalecimento dos músculos.

Para quem deseja investir no consumo de colágeno por meio de produtos e suplementos não faltam opções: estão disponíveis no mercado colágenos hidrolisados (que são pré-digeridos facilitando a absorção de aminoácidos), colágenos em sachês, capsulas, água aromatizada, balas, barras de cereais, cremes e injeções.

Precauções

Segundo a nutricionista, não existem contraindicações do uso de colágeno, mas qualquer suplemento deve ser consumido com a orientação de um nutricionista. Pessoas com restrições ou intolerância alimentar à proteína animal devem fazer uso apenas dos colágenos vegetais e quem sofre de problemas renais também deve ficar atento: o consumo excessivo pode sobrecarregar os rins.

Antes de consumir qualquer produto, é essencial identificar o objetivo para que o suplemento ideal seja escolhido. Seja para fortalecer as unhas, cabelo, pele ou musculatura, existem opções variadas, de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Confira alimentos, produtos e suplementos ricos e à base de colágeno:

[galeria id=13]

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você