Conheça os benefícios do espinafre para a dieta

Rico em nutrientes, comer espinafre é extremamente benéfico para a sua saúde. Confira quais são as vantagens desse vegetal!

espinafre
Foto: Shutterstock

Assim como as frutas, os legumes possuem inúmeros benefícios para a saúde. Um ótimo exemplo é o espinafre, o alimento é um excelente aliado para se ter em qualquer dieta. Versátil, pode ser facilmente colocado na sua salada ou ainda serve de ingrediente em diversas receitas. O vegetal ajuda a reduzir sua saciedade e, além disso, é ser rico em minerais como o cálcio e ferro. Também é fonte das vitaminas A, C e K.

Ele contém quase nove vezes mais vitamina K do que uma alface, por exemplo. Usando ao menos duas xícaras, você receberá uma considerável dose de zeaxantina e luteína. Com o espinafre, você consegue montar a salada perfeita e ainda vai proteger a sua visão.

Descobriu-se recentemente que outro composto presente no espinafre, o nitrato, parece turbinar a função muscula. Mas, o nitrato presente na folha verde produz óxido nítrico, que não só ajuda as bactérias do bem presentes na boca como relaxa os vasos sanguíneos, baixando a pressão arterial.

As folhas verdes escuras, como as do espinafre, também apresentam grandes quantidades de magnésio, substância que evita o surgimento das temidas cãibras.

Vale destacar que essa iguaria também reduz os efeitos de compostos carcinogênicos  encontrados na carne vermelha assada, diminuindo as chances do aparecimento de tumor no cólon. É repleto de antioxidantes, contribuindo para reduzir as chances de problemas no coração.

Outro ponte forte do espinafre é ser rico em fibras laxantes, incorporando proteínas chamadas tilacoides, que contribuem para reduzir os hormônios da fome. Ou seja, ele é uma excelente opção para uma refeição leve, já que produz o efeito de saciedade e evita que você fique beliscando alguns produtos gordurosos.

Receitas com espinafre

Para quem não é grande fã de saladas, existem muitas opções com espinafre. Separamos 3 receitas para lá de especiais para você incluir o vegetal na sua próxima refeição e desfrutar dos benefícios. Confira:

Omelete de espinafre: Essa receita reúne dois alimentos que não podem faltar em sua dieta: ovo e espinafre. A omelete é ideal para o almoço ou café da manhã.

Bolinho de casca de batata com espinafre: Opção ideal para quem quer economizar tempo na cozinha, o bolinho de batata com espinafre pode ser servido de petisco ou de acompanhamento.

Nhoque de espinafre recheado com ricota: Para os fãs de massas, aí vai uma receita diferente e saborosa usando o espinafre e a ricota. A mistura de sabores vai impressionar até o paladar mais crítico.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você