Conheça os benefícios da biomassa de banana verde

Versátil, a biomassa de banana verde pode ser incluída em diversos tipos de receitas funcionais. Fique por dentro de suas vantagens

banana verde
Foto: Getty Images

A biomassa de banana verde se tornou um dos ingredientes favoritos da alimentação funcional. E não é para menos: a biomassa é repleta de benefícios. As nutricionistas Vanessa de Abreu e Renata Pahlsson da Top Nutrição explicam os motivos que fizeram a fama do alimento.

A biomassa de banana verde é feita com polpa de bananas verdes cozidas. Na banana verde, o principal componente é o amido resistente, podendo conter de 55% a 93% da substância, dependendo do grau de amadurecimento da fruta. Na banana madura, o amido é convertido em açúcares, em sua maioria glicose, frutose e sacarose.

O amido resistente é parecido com a fibra alimentar, portanto não é digerido e nem absorvido no intestino delgado, sendo fermentado no intestino grosso por bactérias benéficas à nossa saúde, e auxiliando a manter a integridade da mucosa, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e por nossa imunidade.

 

VEJA TAMBÉM:

Receita funcional: pudim de chia com geleia de morango natural

 

Além de sua concentração de carboidratos e energia, a biomassa também apresenta elevadas proporções de vitaminas e minerais, principalmente o potássio, mineral que atua no equilíbrio de líquidos e sódio do organismo, melhorando câimbras que podem ocorrer em alguns atletas.

biomassa é capaz de melhorar a imunidade, contribuir para o desenvolvimento da microbiota intestinal, reduzir o risco de câncer de intestino, controlar os níveis de colesterol, prevenir o diabetes e evitar o acúmulo de gordura abdominal. Em atletas submetidos à treinos intensivos ou envolvidos em eventos de corrida de longa duração, o risco de supressão imunológica é maior. Várias práticas de estilo de vida podem ajudar a melhorar. Evidências consideráveis indicam que a nutrição inadequada e o estresse fisiológico podem compor uma influência negativa que o exercício pesado tem sobre o sistema imunológico. Com base no conhecimento atual, é de fundamental importância que o atleta mantenha uma dieta balanceada e  tenha hábitos saudáveis. O consumo regular da biomassa de banana verde é uma ótima opção para incluir nesse cardápio.

A biomassa de banana verde pode ser utilizada na culinária como um espessante para dar mais consistência nas receitas. Ela entra como um substituto de óleo, maionese, creme de leite e qualquer outro espessante nas receitas e não altera ou interfere no sabor do prato. É ótimo para dar uma consistência cremosa em molhos e no caldo do feijão, e também pode ser adicionada em sucos ou bebidas de sua preferência.

 

Veja também: Receita: sucos naturais e refrescantes

 

Receita de biomassa de banana verde

Ingredientes:
Bananas verdes (quanto mais verde, melhor)
água

 

Modo de preparo:
Corte as bananas da penca sem deixar aparecer a polpa. Lave-as bem mantendo a casca. Coloque em uma panela de pressão e cubra com água. Após pegar pressão, conte 10 minutos e desligue. Mantenha a panela fechada por mais 20 minutos. Após esse tempo, retire as cascas das bananas ainda quentes e coloque as bananas no liquidificador ou processador. Junte um pouco de água para bater se for necessário.

A biomassa pode ser congelada por até 3 meses e mantida na geladeira por 5 dias.

Dica: congele em forminhas de gelo.

 

Receita de creme de abacate com biomassa e cacau

1 abacate maduro
1 colher de sopa cacau em pó
1 colher de sopa de biomassa de banana verde
Leite de coco para dar consistência
Um fio de mel
Nibs de cacau

 

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes e finalize com os nibs de cacau. Sirva gelado!

O abacate, além de ser altamente energético, é um alimento rico em nutrientes, especialmente potássio, substâncias antioxidantes como as vitaminas A, C e E e glutationa (antioxidante com alto poder anticancerígeno) e gorduras monoinsaturadas (que combatem o colesterol ruim – LDL). Já o cacau é rico em substâncias como os polifenóis e os flavonoides que possuem efeito antioxidante no nosso organismo. Ou seja, uma excelente combinação para atletas.

 

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você