Ectomorfo, Endomorfo ou Mesomorfo: descubra qual é seu biotipo
As distintas características influenciam os resultados de treino e dieta. Saber qual é o seu biotipo é um passo a frente para obter melhores resultados!
Cada indivíduo possui o seu biotipo, e as variações entre os físicos são chamadas de somatótipos, as quais estão divididas em três grupos específicos: ectomorfos (magreza), endomorfos (adiposidade) e mesomorfos (muscularidade). Todos nós possuímos algumas peculiaridades de cada um deles. Contudo, há sempre um que você irá se identificar mais.
Confira as principais características e descubra qual biotipo é o seu:
Ectomorfo: típico magro que mesmo se esforçando para ingerir mais calorias, não consegue ganhar peso. É caracterizado pela estrutura óssea pequena, peitoral reto, metabolismo rápido e dificuldade para ganhar massa muscular. (Foto: Wikimedia Commons)
Mesomorfo: os mesomorfos possuem estrutura óssea grande, mais massa muscular e aparência naturalmente atlética – e talvez tiveram a sorte de ter os pais geneticamente corretos. Além dos atributos já citados, ainda costumam ter o peitoral grande, ombros largos e poucos índices de gordura. (Foto: Wikimedia Commons)
Endomorfo: em termos de ganho de peso, é o oposto do ectomorfo; costumam acumular gordura com facilidade em qualquer deslize na dieta. Suas principais características são a dificuldade tanto para conseguir definição como para controlar a ingestão de calorias, além do metabolismo lento e maior acúmulo de gorduras. (Foto: Wikimedia Commons)
Dietas mirabolantes não fazem efeito. O emagrecimento saudável vai muito além de simplesmente reduzir calorias! No processo de emagrecimento é fundamental levar algumas questões...