Saúde

Você treina o suficiente? Mais da metade dos brasileiros não

Pesquisa revelou que 53% da população brasileira não realiza atividade física regular

Brasileiros não fazem atividade física regular - Shutterstock

A OMS (Organização Mundial de Saúde) indica de 150 a 300 minutos de atividade física moderada, ou 75 a 150 minutos de atividade física intensa na semana. Sugestões que não foram aceitas pela maioria, afinal, 52% de brasileiros não fazem atividade física regular. É o que aponta uma pesquisa do SESI (Serviço Social da Indústria).

Brasileiros não fazem atividade física regular

Nesse levantamento, o SESI contou com a parceria do Instituto FSB Pesquisa, de 10 até 14 de março de 2023 e questionou 2.021 cidadãos com idade acima dos 16 anos, em todos os estados.

Além dos 52% dos abordados, que admitiram que raramente ou nunca se exercitam, 22% afirmaram que estão em movimento diariamente, 13% por pelo menos três vezes em uma semana e 8% em menos de duas vezes na semana.

No entanto, falta de exercícios físicos compromete a saúde. Em relação ao público que nunca faz atividade física, a pesquisa expôs que 42% confirmou problemas de saúde nos últimos 12 meses. Já 72% das pessoas que são adeptos dos exercícios frequentes não relataram problemas de saúde pelo período de 12 meses.

A opinião do especialista

Está sedentário? Calma! Afinal, você não é o único nessa condição no Brasil e pelo mundo. Há alternativas para atingir resultados surpreendentes em longo prazo.

“Criar esse hábito [atividade física] um pouco mais rápido e, justamente, criar mecanismos para perceber os benefícios que aquilo está trazendo. Tem que começar a identificar esses pontos de melhoria, porque quanto antes identificar isso, mais vai começar a criar uma dependência daquele tipo de exercício. É o famoso viciar em exercício, no sentido positivo, né?”, indicou em entrevista exclusiva para o Sport Life o personal trainer Caio Signoretti.

“Sendo assim, torna-se importante encontrar o quanto antes esses benefícios. O grande ponto é esse. É tentar identificar o que está trazendo. Treinos adequados e alimentação ajustada vão encontrar benefícios estéticos, que melhoram a autoestima. Se vira essa ‘chave’, dificilmente abandona esse hábito depois desse tempo”, encerrou Caio.


Você também vai gostar

Nutrição

Veja como incluir essa iguaria no seu cardápio fitness sem nenhum tipo de prejuízo para a saúde

Treinos

O ritmo desse treino é de acordo com condicionamento físico de um sujeito

Nutrição

Reduzir a quantidade de alimentos sem prestar atenção ao que se come não lhe trará bons resultados

Saúde

É um produto que desperta a atenção da maioria

Sair da versão mobile