Entre as principais razões para o ganho de peso repentino, a primeira causa costuma ser alguma alteração hormonal. Seja por um hipotireoidismo ou alguma doença com excesso de cortisol, sedentarismo, metabolismo desacelerado, ou ainda um período de extrema ansiedade, em que a pessoa começa a comer descontroladamente, muitas vezes sem perceber. Todas essas podem ser justificativas para os quilinhos a mais na balança.
A endocrinologista Dra. Gabriela Iervolino, titulada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, explica que há três pilares básicos para a perda de peso. São eles: equilíbrio hormonal, dieta equilibrada e mudança da mente. “Antes de qualquer tratamento para perda de peso, precisamos avaliar as causas, o que está envolvido com o ganho de peso, incluindo as doenças relacionadas com a obesidade e como elas devem ser tratadas. Além de uma série de outros exames que são necessários para o diagnóstico exato e o tratamento adequado para cada caso”, esclarece a médica.
Outras causas para o ganho de peso
A especialista explica ainda que muitas medicações, geralmente indicadas por neurologistas e psiquiatras, podem causar o ganho de peso, uma vez que abrem o apetite. No entanto, não é possível simplesmente abandonar ou trocar os remédios. A médica destaca que é imprescindível consultar o profissional que receitou a medicação.
A Dra. Gabriela conta que, após avaliar os níveis hormonais e o uso de medicações, é momento de analisar a alimentação do paciente. “É preciso lembrar que a obesidade não significa que a pessoa seja bem nutrida. A maioria dos obesos são desnutridos, pois eles possuem excesso de peso, mas não tem quantidade de nutrientes. Ou seja, vitaminas e proteínas, na medida adequada”, esclarece.
Mudando a mentalidade
O próximo passo, conforme a médica, é a mudança de mente – parte principal do processo. “O paciente precisa enxergar a alimentação de outra forma e voltar a ter o controle sobre a escolha da sua alimentação”, destaca.
Conforme a especialista, um diferencial para evitar o ganho de peso é ter suporte e disciplina. “Para se vencer o peso de vez, é preciso saber onde se está errando para mudar os seus hábitos, como praticar exercícios físicos ao menos três vezes por semana”, afirma.
Ela reforça: não é só o peso, mas a mudança de atitude que conta muito. “Escolher alimentos mais saudáveis, com uma programação ideal na alimentação, manter bons hábitos e praticar exercícios físicos regularmente… Para tudo isso, a mudança de mente é extremamente importante.” finaliza a Dra. Gabriela.