Treino em casa: 30 minutos por dia podem fazer diferença; entenda

Especialista indica as melhores maneiras de realizar atividades físicas sem precisar sair

treino em casa
Foto: Shutterstock

Treino em casa se tornou a realidade de muitas pessoas que, mesmo com o confinamento imposto pela pandemia de Covid-19, não abdicaram de uma vida ativa e saudável. Agora, mesmo com o avanço da vacinação no Brasil e a reabertura de algumas academias e parques, muitos tomaram gosto pelos exercícios caseiros. Uma alternativa que, com o tempo, se mostrou eficaz e muito prática.

De acordo com um estudo publicado pela revista científica, American Journal of Physiology, para fins de emagrecimento, o efeito de uma atividade física com duração de 30 minutos é praticamente igual à realização dos mesmos exercícios por 60 minutos. Ao analisar pessoas que praticam exercícios com diferentes durações, os pesquisadores perceberam que, em ambos os grupos, os praticantes perderam, em média, 4kg de massa corporal após três meses.

E, ao que parece, isso não é uma novidade para os profissionais de educação física. “Com um treino de 30 a 45 minutos diários, mais o controle das calorias ingeridas, conseguimos ter uma ótima perda de peso e melhora no condicionamento cardiovascular. Mas, para isso, é preciso ter a orientação de profissionais capacitados, que vão saber indicar o treino específico”, explica o preparador físico Willian Oliveira.

Podemos concluir então que, para conseguir perder gordura corporal e adequar o condicionamento físico, realizar 30 minutos de exercícios todos os dias pode fazer diferença. Uma ótima notícia para pessoas atarefadas, que não possuem muito tempo para realizar atividades físicas. E com o objetivo de acabar com todas as desculpas possíveis, o ortopedista Layron Alves separou algumas dicas para você treinar sem sair de casa. Confira:

Aqueça antes de realizar treinos em casa

Dedicar dez minutos para o aquecimento é o primeiro passo. “Antes de começar a rotina de exercícios em casa é preciso se aquecer para preparar e adaptar o corpo para os exercícios e, assim, evitar lesões, e trazer mais resistência e força para o organismo”, indica o ortopedista

Atenção com as roupas

Sabe aquele look especial que você comprou para usar na academia? Não deixe ele de lado. Usar roupas leves, confortáveis e que não limitem movimentos é fundamental para uma boa série de exercícios. É preciso também prestar atenção nos calçados e utilizar tênis que consigam absorver o impacto.

Vai com calma

Respeitar o seu nível também é imprescindível para se obter sucesso com os treinos em casa. “Exigir demais do seu corpo pode colocar sua saúde em risco”, destaca Layron.

Adaptação requer cuidado

Muito provavelmente a sua casa não foi projetada para a realização de atividades físicas. Mas, é possível fazer alguns ajustes para evitar problemas, como afastar os móveis e separar um espaço específico para os treinos. Também vale a pena investir em equipamentos simples, como pesos, elásticos, colchonetes e bancos.

A alimentação é aliada do treino em casa

Agora não adianta seguir todas essas dicas e não adicionar uma alimentação balanceada, sem exageros e rica em ingredientes naturais. Uma boa dieta é determinante no processo de emagrecimento e saúde. “Independentemente do tipo de atividade física, é essencial ter uma alimentação adequada, com proteínas, cálcio e outras vitaminas. Além disso, procure ter uma boa noite de sono e aposte no consumo de água antes e depois do treino, pois ela garante a reposição de líquidos perdidos”, indica Layron.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você