Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Musculação para iniciantes: 4 erros comuns que você precisa evitar

Especialistas apontam quais atitudes atrapalham os resultados de quem acabou de entrar na academia

musculação para iniciantes
Foto: Shutterstock

Musculação para iniciantes, geralmente, é uma verdadeira mistura de sentimentos. O primeiro treino costuma ser repleto de empolgação por resultados rápidos. Mas, logo no segundo dia, a dor muscular tardia já faz com que muitas pessoas pensem em desistir. O problema é que essa dor, na maioria das vezes, é normal e acontece mesmo. Afinal, um novo estímulo foi dado para a sua musculatura e ela demora um tempo para se adaptar completamente.

E é na fase de adaptação que alguns erros aparecem e precisam de correção o quanto antes. Já que persistir em alguns hábitos incorretos pode, à longo prazo, interferir nos resultados e acabar até mesmo provocando lesões. Por isso, ter cuidado, atenção e, principalmente, orientação é a chave para ter resultados rápidos, seguros e concretos na academia.

Deixar a musculação mais fácil para os alunos iniciantes e evitar erros bobos é uma tarefa simples, mas que depende muito da predisposição das pessoas em ouvir e aprender. Por isso, buscamos ajuda de dois especialistas em treino: Leandro Twin – assessor esportivo, educador físico e pedagogo – e Renato Cariani – químico, educador físico e atleta profissional IFBB. Os profissionais indicaram, em suas redes sociais, alguns erros comuns que costumam observar nas academias. E nós separamos as quatro principais atitudes que você precisa evitar. Confira:

1 – Falta de cadência no movimento

É comum que pessoas iniciantes na musculação ainda não consigam acompanhar o ritmo de treino dos outros alunos da academia. Afinal, é preciso paciência para evoluir. Um erro muito comum apontado por Cariani é quando as pessoas, com muita vontade de alcançar um nível de treino que ainda não possuem, começam a aumentar a carga e realizar movimentos sem a cadência necessária.

De acordo com ele, ajustar o peso para realizar uma contração eficiente, completa e sem pressa é fundamental para ter bons resultados. “Você controla a carga, não é ela quem te controla. Quando a carga está te controlando, você faz o exercício todo estabanado. Ou faz excessivamente rápido, com o objetivo de terminar logo”, conta o especialista. Para Cariani, boas séries precisam durar entre 30 e 50 segundos.

2 – Se aventurar no mundo dos hormônios

Esse erro, normalmente, é atrelado à uma ansiedade por resultados rápidos. A pessoa entra na academia inspirada em algum atleta avançado, que dedica uma vida inteira para a musculação, visando alto desempenho e competições. Para alcançar o mesmo físico de seu ídolo, acaba apostando em estratégias perigosas, como utilizar hormônios sem acompanhamento médico.

“Tomem cuidado também ao pensar em usar esteroides e anabolizantes em uma evolução mais rápida. Não é tão simples assim esse esporte! Fazendo uma analogia é a mesma coisa que dar um carro de Fórmula 1 para uma pessoa que nunca dirigiu, ela não vai render e ainda corre riscos”, explica Twin.

3 – Acreditar que suplementos são mágicos

Existem também aqueles que, para evitar o uso de anabolizantes, optam por investir alto em suplementos alimentares, acreditando que esse é o segredo para ter resultados rápidos e seguros.  Para Twin, acreditar muito no poder de um whey protein, por exemplo, também é um erro. “Algumas pessoas têm um pouco mais de receio dos esteroides, mas acabam descontando essa ansiedade tomando suplementos mesmo sem uma dieta equilibrada. Portanto, a dieta vem como primeira preocupação”, pontua.

4 – Vergonha de pedir ajuda

Talvez esse seja o erro mais clássico. O iniciante na musculação, com vergonha de solicitar orientação para o professor, executa exercícios de maneira incorreta ou até mesmo desiste de realizar alguns movimentos. Um problema grave, que pode frear o desenvolvimento e gerar lesões. “Profissional de educação física é treinado e estuda para te auxiliar”, lembra Cariani.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Advertisement

Você também vai gostar

Treinos

Movimentos incorretos e sobrecargas acarretam em danos nessa região do corpo

Treinos

Esse tipo de questionamento é comum principalmente para o iniciante

Nutrição

Alimentos naturais podem oferecer diversos benefícios que contribuem diretamente para a hipertrofia

Treinos

Cada ajuste é necessário para potencializar os resultados