Nutrição

Calorias importam? Entenda como elas interferem no seu objetivo

Unidade de medida ganhou status de vilã do emagrecimento. Mas, não é bem assim

Calorias importam? / Foto: Shutterstock

Quem tem o objetivo de emagrecer, provavelmente, já se questionou sobre o quanto as calorias importam de verdade. Afinal, muitas pessoas sabem que consumir alimentos extremamente calóricos dificulta o processo de perda de gordura corporal. O famoso “isso engorda, não vou comer”.

E realmente, para que se consiga eliminar o sobrepeso é necessário entrar em déficit calórico. Ou seja, gastar mais energia do que se consome. Dessa maneira, seu organismo tende a utilizar o estoque de gordura para manter o corpo funcionando adequadamente.

Não tenha medo das calorias

Portanto, a resposta é sim: calorias importam. Mas, tudo isso faz com que as pessoas as demonizem e as considerem verdadeiras vilãs do emagrecimento. O que, na verdade, é um erro. Afinal, sem energia o organismo não conseguiria sobreviver.

“Você não deve encará-las desse jeito de maneira alguma. As calorias são necessárias para que haja vida. Sem energia, o organismo não consegue realizar suas atividades. Por isso, tenha na cabeça que o problema só ocorre quando a ingestão de calorias é maior do que a necessidade do seu corpo”, explica Maria Fernanda Elias, doutora em nutrição humana aplicada pela USP (Universidade de São Paulo).

Equilíbrio é o segredo do sucesso

Isso significa que, para ter um estilo de vida saudável, é necessário ter equilíbrio. Se você consumir mais calorias do que necessita, seu corpo vai acumular gordura. Por outro lado, caso o consumo seja abaixo do esperado, as funções do organismo serão comprometidas.

Desse modo, as calorias importam tanto para quem pretende perder peso, como para quem busca aumentar a massa muscular. Basta condicionar o consumo de alimentos de acordo com cada objetivo. Independente disso, outro fator importante é conseguir ofertar todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.

Origem das calorias

“As calorias vêm, basicamente, dos carboidratos, das proteínas e das gorduras. Para saber a quantidade de nutrientes presentes em cada alimento, é feita uma análise da sua composição, o que determina o teor de umidade, de proteínas, gorduras, carboidratos, de fibra alimentar e de minerais. Cada grama de carboidrato ou de proteína fornece 4 calorias, enquanto cada grama de gordura fornece 9 calorias, podendo-se, assim, calcular a quantidade total de calorias de um alimento. Além desses nutrientes, o álcool também é uma fonte calórica importante, fornecendo 7 calorias por grama”, explica a nutricionista Fabiana Honda.

A conclusão é que as calorias importam, mas o que vai determinar se você está no caminho certo ou não é quanto de energia seu organismo necessita e se todos os nutrientes necessários são ingeridos adequadamente.

“Essa energia nada mais é do que a capacidade de realizar trabalho, e o nosso corpo precisa dela para manter funções vitais como batimentos cardíacos, respiração, manutenção da temperatura corporal e dos tecidos, funcionamento do sistema nervoso e também para a realização de atividades físicas. Daí a caloria ter tanta importância”, finaliza Fabiana.

Você também vai gostar

Nutrição

São opções que se encaixam a qualquer hora do dia

Fitness

O treino de membros superiores é fundamental para melhorar o aspecto da pele e fortalecer a musculatura

Nutrição

Na dúvida, consulte um especialista em prol do processo seguro

Nutrição

Não se esqueça que emagrecimento não significa sofrimento

Sair da versão mobile