5 dicas para ficar livre do cansaço após o almoço

É muito comum bater aquele cansaço após o almoço, né? Se você pretende se livrar dessa indisposição, temos 5 dicas. Confira!

Cansaço após o almoço? Veja 5 dicas para se livrar da indisposição
Foto: Shutterstock

Em época de home office, o almoço caseiro ganha espaço. E é muito delicioso saborear aquela comida com o temperinho que só você conhece, né? No entanto, também é comum comer um pouquinho a mais e acabar ficando com cansaço após o almoço.

Essa  indisposição ocorre pois se inicia o processo de digestão e parte do sangue segue na direção do estômago e intestino, dessa forma há a diminuição de oxigênio no cérebro que resulta em sono ou em uma espécie de “hibernação”.

O terapeuta Ricardo Amarante, especialista em Lian Gong, explica como voltar com disposição e tranquilidade à rotina de trabalho. Além disso, ele afirma que apenas com 15 minutos é possível retomar a disposição.

O terapeuta mostra que o horário ideal para se alimentar em grandes quantidades é no período entre 7 e 9 horas da manhã. Já no horário do almoço, o ideal é que as pessoas se alimentem em uma quantidade menor, diminuindo as porções conforme as refeições avançam ao longo do dia. Logo após o almoço, inicia-se o processo de digestão e todo sangue do corpo vai para o estômago. Segundo Ricardo, o horário de almoço entre 11h e 14h não é o ideal para praticar exercícios, pois há grandes chances de fazer mal e  até provocar um infarto. O terapeuta indica uma sequência de relaxamento que pode ser feita após a refeição. Mas fica o alerta: quem possui refluxo não deve praticar a atividade.

As dicas para a volta do almoço consistem em uma sequência de relaxamentos que trabalham as regiões do corpo de maneira a observar os resultados a curto período de tempo, sendo feitos por pelo menos 15 minutos na semana.

Combatendo o cansaço após o almoço

1-  Na região do estômago, massageie de forma circular sem apertar a região.

2- Utilize o fone de ouvido e coloque uma música relaxante

3- Utilize uma cadeira e um tapete (pode ser o de yoga) para colocar no chão. Coloque as pernas na cadeira e apoie o corpo no chão.

4- Reserve o período de meia hora para o almoço e 15 minutos para relaxar.

5-  Evitar almoçar e ir direto utilizar o celular e outros aparelhos eletrônicos.

Todas as dicas acima são sequências de relaxamento para que o corpo descanse e proporcione uma volta mais disposta ao trabalho após o almoço. Podem ser praticadas ao longo da semana e trazem grandes benefícios à saúde. “Há o aumento de produtividade, atenção, relaxamento, melhora do sistema cardiorrespiratório e, por fim, também dos relacionamentos interpessoais”, aponta Ricardo Amarante.

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