Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Vanderlei Torroni

Ciclovias x Paulistanos

São Paulo terá mais espaço para as ciclovias

Foto: Alex Gomes

A cidade de São Paulo deixará de ter 40 mil vagas de estacionamento, que passarão a dar espaço a ciclovias. Dados divulgados pelo jornal Folha de São Paulo apontam que a capital paulista tem, apenas citando as vagas de Zona Azul, 38.911 espaços destinados ao estacionamento de veículos. À primeira vista, o número de vagas que serão ocupadas por ciclovias parece exageradamente alto, se compararmos às destinadas à Zona Azul.

Ciclovia na região da Barra Funda/Foto: Alex Gomes

Ciclovia na região da Barra Funda/Foto: Alex Gomes

Recentemente, nos deparamos com notícias sobre moradores indignados com a retirada de vagas de carros em frente a seus estabelecimentos. Mal sabem eles que o futuro do carro não é nada promissor nos grandes centros urbanos. Essas áreas já não comportam mais veículos, e vemos hoje uma invasão de estacionamentos em locais onde antes havia comércio. Mais do que isso: vemos a cidade verticalizar a passos cada vez mais rápidos, fazendo surgir milhares de apartamentos em locais onde antes havia casas, postos de gasolinas, quadras de futebol society, cada um deles com até três vagas por morador!

 

O futuro dos veículos nos grandes centros urbanos não é nada promissor/Foto: Alex Gomes

O futuro dos veículos nos grandes centros urbanos não é nada promissor/Foto: Alex Gomes

A polêmica ciclovias x vagas para carros já está instaurada, mas a gestão Haddad não pode ser acusada de não dialogar. Desconheço um secretário de Transportes que tenha se disposto a conversar com a população como o da atual gestão o faz. Fale-se o que quiserem da administração Haddad, critique-se até, mas ela está nas ruas para debater com a população, comerciantes, jornalistas e, principalmente, com quem reivindica ciclovias: os usuários de bicicleta.
Na última semana, cicloativistas se reuniram para elaborar um documento, à ser entregue a representantes da gestão Haddad, em que se propõe a criação de um comitê de ciclistas para acompanhar futuras obras e apontar melhorias para as ciclovias já implantadas, assim como a criação de uma campanha educativa e a integração das áreas culturais, para estimular o uso das ciclovias. Pois elas precisam ser humanizadas!. É o que Chicago está fazendo atualmente, ao integrar ciclovias compartilhadas com a rua e a população.
Se isso dará certo, só o futuro dirá. O que podemos afirmar é que a atual gestão parece estar empenhada em levar a cidade de São Paulo a superar Amsterdã, com seus 400 km de ciclovias. Ciclovias têm função de democratizar as ruas, melhorar o ar da cidade, a saúde da população e o trânsito. Outra função menos conhecida é a redução das taxas de homicídios (um dos exemplos mais claros é Bogotá). A bike humaniza e integra as pessoas! Ela faz com que interajamos mais, algo praticamente impossível quando ficamos fechados dentro de um automóvel. Ciclovias humanizam as áreas por onde passam e levam às ruas uma revolução social, fazendo com que as cidades voltem a ser das pessoas.

Escrito por

Clicloativista, cicloturista nacional e internacional e usuário de bike na cidade de São Paulo

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Essa fruta costuma estar no cardápio de uma pessoa que quer emagrecer

Nutrição

É mais uma boa opção para quem quer emagrecer

Nutrição

Consumo que traz efeitos satisfatórios em longo prazo

Treinos

Esse tema está sujeito a novos desdobramentos

Nutrição

Outra tese para reforçar a preocupação na hora de "petiscar"

Saúde

Lembre-se que a paciência impacta na conquista de resultados

Advertisement

Você também vai gostar

Ciclismo

Treinadora explica como a modalidade pode ser benéfica para quem quer emagrecer e melhorar o rendimento no ciclismo

Ciclismo

Conheça os benefícios da prática para o emagrecimento, condicionamento físico e saúde mental

Ciclismo

Entrevistamos Viviane Mendonça, que incentiva e dá dicas de como as mulheres podem passar a andar mais de bike

Ciclismo

Não deixe sua bike de lado em época de chuva. Siga 5 conselhos fáceis de fazer para manter o bom desempenho mesmo em condições...