Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Vanderlei Torroni

Por que bike custa tão caro no Brasil?

O IPI de um carro popular é de míseros 3%, enquanto o da bicicleta é de 10%

Foto: Getty Images

Atualmente, milhões de brasileiros com renda até R$ 1 200,00 utilizam diariamente a bicicleta como meio de transporte. Todos eles são diretamente afetados pela alta tributação das bikes, peças e afins, e ficam restritos a produtos de menor qualidade. Se colocarmos no pacote as bikes estrangeiras, que chegam a triplicar ou até quadruplicar de preço ao desembarcar por aqui, então…

Essa inacessibilidade faz com que muitos se sintam desestimulados e acabem migrando para outros meios de transporte, principalmente os motorizados.

O Brasil hoje é o terceiro maior produtor de bicicletas no mundo (4%), ficando atrás somente da China (67%) e da Índia (8%). Representamos 4,4% do mercado internacional, sendo o quinto maior consumidor de bikes. Observando o consumo per capita, ficamos na vigésima segunda posição, conforme dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).

Em 2013, a queda nas vendas de magrelas foi de 22%. Desde 2008, evidenciamos um encolhimento da produção e consumo de bikes no país. Em contrapartida, a tendência no mercado mundial aponta que, nos últimos 30 anos, a produção de bicicletas foi 200% superior a de automóveis.

Um dos responsáveis pelos preços muitas vezes exorbitantes de magrelas é o alto IPI. Segundo Daniel Guth, articulador nacional da campanha do IPI Zero para bicicletas, a luta pela isenção de impostos precisa ser no mesmo formato do que foi feito com os carros.

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Só para que se tenha uma ideia, o IPI de um carro popular é de míseros 3%, enquanto o bicicleta, veículo que não só faz bem à saúde como faz bem ao ambiente, além de destravar o trânsito cada vez mais maluco das grandes cidades, é 10%. A bicicleta fabricada no Brasil é uma das mais caras do mundo, segundo dados da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas) ( ). A tributação média sobre o custo de uma bicicleta vendida no Brasil chega a 72,3%.

A indústria americana propõe que as tarifas sejam reduzidas com base na questão ecológica. Os representantes do mercado americano e o grupo “People For Bikes” () propõe que as tarifas sobre as bikes importadas acabem ou sejam reduzidas, alegando que elas são essenciais para o meio ambiente. Inúmeras audiências estão reunindo com empresários e grupos ligados à bike com a finalidade de reduzir os tributos sobre não só esse produto, como para outros ambientalmente amigáveis.

A isenção do IPI () para bicicletas, partes e peças, é apenas uma das medidas urgentes para corrigir essa desigualdade socioeconômica, necessária para estimular a produção, importação, exportação e também para fomentar o uso da bicicleta, proporcionando um valor mais ajustado ao bolso do brasileiro. Zerando o IPI para as bikes, o Brasil aumentará em 11% as vendas, trará maior arrecadação para o governo federal e, por fim, muito mais brasileiros sairão pedalando, proporcionando maior qualidade de vida para as pessoas.

Escrito por

Clicloativista, cicloturista nacional e internacional e usuário de bike na cidade de São Paulo

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai

Nutrição

Veja como algumas simples opções naturais podem promover um bom efeito anabólico no corpo

Treinos

O intuito desse conjunto de dicas é evitar que algumas falhas passam despercebidas

Advertisement

Você também vai gostar

Esporte

É mais um veículo “aliado” de quem visa o processo de emagrecimento

Treinos

Descubra se esse tipo de aparelho atende as necessidades de quem quer perder peso

Ciclismo

Professor de educação física destaca como o ciclismo pode ser benéfico para a saúde e dá dicas importantes para quem quer começar a pedalar

Ciclismo

Pesquisa internacional mediu a percepção de cidadãos do Brasil e outros 29 países sobre bicicletas; acompanhe a tendência global e comece a pedalar