Destaque Slider

8 coisas que sabotam os treinos sem você perceber

O verdadeiro desafio começa durante o tempo que você não está suando a camisa na academia.

Foto: Reprodução

As vezes pode ser tentador se recompensar com algum doce após os treinos, afinal de contas, você merece, certo? Bem, não se você pretende continuar obtendo bons resultados. Embora pareça que ir a academia já seja meio caminho andado, o verdadeiro desafio acontece durante o tempo que você não está suando a camisa.

Portanto, não faça com que seu trabalho duro na academia seja desperdiçado cometendo um dos deslizes que reunimos nessa lista. Confira:

1. Não se alimentar direito antes do treino

Infelizmente, comer uma pizza inteira não é exatamente a nutrição que seu corpo precisa. Mas nem pense em ir treinar de estômago vazio! Seus músculos não conseguem ter uma boa performance sem algum “combustível”. Já que seu corpo usa carboidratos para ter energia, seria inteligente escolher carboidratos saudáveis, aliados a proteína para ingerir uns 90 minutos antes de ir treinar.

2. Não aquecer os músculos

O objetivo do aquecimento é aumentar o fluxo sanguíneo no grupo de músculos que você vai exercitar durante aquele exercício. Isso te dá uma maior amplitude de movimento. Por isso, se você começa sem aquecer, você corre o risco de distender algum músculo ou não ter um aproveitamento tão bom do seu treino quanto poderia.

3. Não se planejar

Em termos de eficácia, ter um planejamento (de um profissional confiável de preferência) deixa mais fácil saber quais exercícios são mais benéficos para você. Um plano não só vai te manter na linha, como também vai diminuir as chances de você pular algum aparelho ou parar de treinar 15 minutinhos antes.

4. Praticar sempre os mesmos exercícios

Ir para a academia todos os dias, mas fazer sempre a mesma sequência de exercícios não vai trazer muitos benefícios ao seus treinos. Seu corpo acaba se adaptando a movimentos específicos, por isso fica mais difícil ganhar força ou flexibilidade sem trocar o movimento. É por isso que se aumenta a carga. Você faz um exercício até que pareça fácil para o seu corpo, e então modifica a carga ou o número de repetições. O mesmo vale para outros tipos de exercícios. Se você apenas correr e correr e correr, pode acabar desgastando suas articulações e resultar em lesões.

VEJA TAMBÉM: 9 situações que todo mundo passa ao fazer exercícios

5. Não deixar seu corpo descansar

Independentemente de seu nível de treinamento, todos precisamos de, pelo menos, um ou dois dias para descansar. Não dar tempo para o corpo se recuperar pode resultar em overtraining. Mas há uma diferença entre dias de descanso completo e dias de recuperação ativa. Qual deles e quantas vezes fazer depende muito do seu objetivo e nível de treinamento. Em cada semana, tente tirar um dia de descanso completo, e um para fazer algum outra atividade. Se você corre todos os dias, tire um dia para fazer natação, por exemplo.

6. Não ter metas de curto e longo prazo

Se perguntarmos para as pessoas porque elas vão à academia, as respostas mais frequentes provavelmente seriam “perder peso” ou “ter um corpo mais bonito”. Mas essas são respostas genéricas demais. É importante ter metas a curto prazo, como emagrecer x quilos até o ano novo, e a longo prazo, como atingir o que você considera ser o seu peso ideal. Sem essas metas, fica fácil esquecer o porque de você estar se exercitando em primeiro lugar, o que só facilita uma desistência.

7. Recompensas rápidas

Malhar pesado um dia não te dá o direito de se recompensar com uma taça enorme de sorvete ao sair da academia. Embora o treino certo vá te fazer queimar calorias, a alimentação é uma parte-chave para alcançar seus objetivos. Lembre-se: qualidade é mais importante do que quantidade. Se esbaldar nos doces porque está indo bem nos exercícios não vai ajudá-lo em nada.

8. Comparar-se aos outros

Algo fácil de se esquecer quando se está na academia, é que todos ali estão buscando diferentes objetivos. Enquanto uma pessoa está tendo problemas para perder alguns quilos, outra está suando para conseguir ganhar os mesmos quilos, mas todos começam do zero. Atletas profissionais também começaram como você um dia, por exemplo. Portanto, embora ter um colega de academia seja bacana e ajude a te manter motivado, não baseie seus resultados nos dele. Se exercitar é algo totalmente sobre você.

 

Click to comment

Você também vai gostar

Fitness

Entenda como algumas simples atitudes podem acelerar a conquista dos objetivos

Nutrição

São opções que se encaixam a qualquer hora do dia

Angélica Almeida

Angélica Almeida, personal trainer e colunista do Sport Life, revela o segredo para encontrar motivação

Fitness

O treino de membros superiores é fundamental para melhorar o aspecto da pele e fortalecer a musculatura

Sair da versão mobile