Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

4 comidas para espantar o frio, mas sem engordar

O inverno começou, e com ele a vontade de comer aumenta; mas fique tranquilo, é uma resposta fisiológica para manter o corpo aquecido

4 comidas para espantar o frio, mas sem engordar
Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]

É inegável que sentimos mais fome nos dias frios, além da preguiça para malhar, o desejo de estar a todo momento comendo algo é maior. Mas, não se preocupe, pois essa é uma resposta natural do organismo para manter a temperatura corporal alta.

Assim explica o médico nutrólogo Rafael Soares. “O corpo precisa do calor para se manter aquecido, então queima mais energia nessa época do ano. Isso aumenta o nosso gasto calórico e, por isso, sentimos mais fome para compensar o que foi queimado”, explica.

Contudo, não há desculpas exageros. Embora estamos na época mais gostosa do ano, que é o São João, é possível fazer trocas inteligentes e preparar os alimentos de maneira mais saudável. Com a ajuda do especialista, elencamos quatro comidas para espantar o frio, que não vão te fazer engordar.

Advertisement. Scroll to continue reading.

1) Um caldo quentinho é válido

“Aposte em caldos quentes e proteicos, como de ervilha ou aspargos, são ótimos! Mas devem conter algo mastigável: frango desfiado ou legumes cortados”.

2) Não dispense a carne, mas tenha um acompanhamento saudável

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Carne assada com purê de batata doce. Como a carne é feita lentamente, ela mantém mais o calor, ou seja, alivia um pouco o frio. E o purê tem o mesmo princípio, além de ter uma textura que traz conforto”.

3) Chás

“São ótimas opções, podendo ser os de infusão também, como: frutas e flores, por exemplo. Chimarrão também entra nessa categoria contra o frio”.

Advertisement. Scroll to continue reading.

4) Sobremesa: não abra mão das frutas

“Uma sobremesa muito saborosa e quentinha (quase saudável também) é a pêra assada ao molho de vinho. O álcool evapora totalmente e fica só o sabor dentro da fruta”.

O frio pode até também espantar a vontade de beber água e o consumo de vegetais, mas a ingestão deles não podem ser deixados de lado. “A água é importante e aliada na hidratação, já os vegetais podem ser consumidos cozidos ou em forma de purê ou nas sopas”, finalizou.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos

Corrida

Problema é comum entre corredores e precisa de paciência para ser resolvido