É muito comum ver atletas amadores recorrendo a suplementação para melhorar seus resultados. Mas como isso irá ajudá-lo?
Antes de tudo, é necessário reforçar que a alimentação e suplementação do atleta devem ser orientadas por um médico. “Muitos suplementos prometem milagres que não ocorrerão, além de conterem em sua composição substâncias que podem causar danos à saúde do atleta”, alerta a médica especialista em Nutrologia e Medicina do Exercício, Alice Amaral.
A suplementação geralmente só é necessária para corredores que realizam treinos com mais de uma hora de duração ou provas como meia-maratona e maratona. Pois, tem como meta maximizar os efeitos da alimentação, diminuindo o risco de danos que podem surgir com a prática.
Hidratação
Na corrida, a perda de eletrólitos pela sudorese é exacerbada, fazendo com que a hidratação seja de grande importância. A água de coco, por ser um isotônico corporal, é uma forma saudável e eficiente de recuperação.
Gel carboidrato
Suplemento formulado à base de carboidratos simples, o gel proporciona um rápido e prolongado aumento de energia. É recomendado apenas para quem realiza treinos de mais de uma hora.
BCAA
Os aminoácidos contidos no BCAA podem ajudar a conter a fadiga e, se consumidos após o treino, auxiliam no processo de recuperação muscular. Também são indicados apenas para corredores de longas distâncias.
Proteínas
Fundamental para o processo de recuperação muscular e deve ocorrer principalmente por meio da alimentação. Para quem apresenta maiores necessidades, suplementos como whey protein e caseína são opções para o pós-treino.
Vitaminas
As doses necessárias de vitaminas e minerais geralmente são obtidas diariamente por meio da alimentação. O consumo excessivo pode ser tóxico ao organismo, portanto suplementos do tipo são indicados apenas em casos de disfunções alimentares e necessidades individuais.
Termogênicos
Os termogênicos são suplementos que aceleram o metabolismo, podendo aumentar a queima de gordura e gasto calórico. Entretanto, não são indicados para quem apresenta problemas cardiovasculares ou gástricos, já que agem como estimulantes e são à base de cafeína. Devem ser consumidos antes dos treinos.