Estudo indica as vitaminas mais recomendadas para os brasileiros

Pesquisa realizada com mais de 60 mil pessoas revela as cinco vitaminas mais indicadas para a população brasileira

Saiba quais são as vitaminas mais recomendadas para os brasileiros
Saiba quais são as vitaminas mais recomendadas para os brasileiros / Foto: Shutterstock

Uma pesquisa feita pela Vitamine-se, startup brasileira do ramo de suplementos, mostrou quais são as vitaminas mais indicadas para os brasileiros. O estudo contou com mais de 61 mil respostas e revelou que os cinco compostos mais recomendados são: magnésio quelato, ômega 3, triptofano, vitamina D3 e luteína.

Entenda porque esses cinco compostos são especialmente importantes para a dieta do brasileiro:

Magnésio quelato

Cerca de 60% do Magnésio presente no nosso corpo é encontrado nos ossos, enquanto o restante está nos chamados “tecidos moles” (músculos, veias e artérias, pele, articulações e órgãos). A vitamina está presente principalmente em alimentos integrais ou em suplementos. É muito indicado aos brasileiros por conta da sua atuação no organismo. “Sua maior funcionalidade é auxiliar no funcionamento neuromuscular e no equilíbrio dos eletrólitos, além de ajudar no metabolismo de proteínas, carboidratos, gorduras e a formação de dentes e ossos”, explica Thais.

Ômega 3

O Ministério da Saúde considera o Ômega 3 um alimento funcional, o que significa que seu consumo deve ser regulado na dieta. Rico em uma gordura saudável proveniente de peixes, o Ômega 3 não é produzido pelo nosso corpo, mas é essencial para uma alimentação balanceada. De acordo com Thais, ele auxilia na função cerebral e cardíaca.

Triptofano

Segundo a OMS, 40% da população brasileira sofre com algum transtorno do sono, por isso o Triptofano é tão importante. Ele é um aminoácido que ajuda na produção da serotonina, neurotransmissor associado ao sono e à regulação do humor, além do estresse. Nosso corpo não consegue produzi-lo, então é importante obter através de suplementação ou consumindo alimentos ricos em Triptofano, como orienta a nutricionista.

Vitamina D3

A Vitamina D3 auxilia na formação de ossos e dentes e também na manutenção de níveis adequados de cálcio no sangue. Suplementar o composto pode ajudar a normalizar os

níveis de Vitamina D em pessoas com deficiência da substância. “Além disso, auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico, no processo de divisão celular e no funcionamento muscular”, afirma Thais.

Luteína

Essencial para o bom funcionamento do organismo, a Luteína pode ser ingerida na dieta ou suplementada se não houver um consumo adequado através da alimentação. Essa vitamina ajuda na saúde da visão, previne o envelhecimento precoce da pele e contribui para a proteção contra raios UV e radicais livres, como pontua a especialista.

A importância da suplementação de vitaminas

Segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), 59% dos lares brasileiros possuíam pelo menos uma pessoa consumindo suplementos alimentares no ano de 2020. “Normalmente, a busca por vitaminas e minerais se baseia em 2 pilares: saúde ou estética. A maioria das pessoas está buscando um estilo de vida saudável, e a suplementação está muito relacionada a isso”, explica Thais Bonelly, Head de Nutrição na Vitamine-se.

O Ministério da Saúde conta atualmente com três programas e estratégias voltados para a prevenção e atenção às deficiências de micronutrientes por meio da suplementação. Isso porque foi observado, ao longo da vida do brasileiro, o surgimento de diferentes deficiências vitamínicas, em especial o Ferro e a Vitamina A.

Os programas do ministério são voltados principalmente para a primeira infância, fase fundamental para a nutrição e desenvolvimento do organismo. Contudo, o equilíbrio vitamínico não deve se restringir a uma idade, visto que ele é imprescindível por toda a vida. “A falta de vitaminas traz diversos problemas para a saúde, pois elas ajudam a manter o equilíbrio de muitas funções corporais”, finaliza Thais.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você